Formação e desenvolvimento são o foco da seleção nacional no europeu de pista

A seleção nacional estará representada por 12 atletas no Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, que se irá disputar no Velódromo de Sangalhos, em Anadia. A competição prolongar-se-á durante seis dias, entre 14 e 19 de julho.

propedalar.com @ 13-7-2022 17:36:57

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, convocou seis corredores juniores e seis sub-23 para competirem no Campeonato da Europa de Pista, em Anadia. A representar Portugal na categoria de juniores teremos Marta Carvalho, Laura Simão e Margarida Teodósio, no setor feminino, e João Cunha, João Martins e João Marques no setor masculino. Já em sub-23, os convocados foram Daniela Campos e Beatriz Roxo, no feminino, e Daniel Dias, Francisco Marques, Rodrigo Caixas e Diogo Narciso no masculino.

Segundo Gabriel Mendes, este europeu terá como principal desenvolver as competências e capacidades dos atletas. “A maioria dos corredores que trazemos vão estrear-se em Campeonatos da Europa, tanto em juniores como em sub-23. Para a maioria é a primeira vez que vão fazer uma competição internacional com um nível tão elevado como aquele que temos aqui. Temos vindo a trabalhar com estes jovens no sentido de desenvolver as suas competências e capacidades de forma a que possam enfrentar da melhor forma este Campeonato da Europa. Vai servir também para vermos como é que eles estão relativamente às outras nações, pois são jovens que consideramos poderem ter condições para fazer um percurso no ciclismo de pista e no alto rendimento. No entanto isto é um processo com várias etapas e é preciso irmos ultrapassando essas várias etapas para fazerem esse percurso e esta é uma oportunidade competitiva para que eles possam mostrar o seu potencial e as competências.”

No primeiro dia de competição, 14 de julho, o primeiro português em competição será Rodrigo Caixas, que irá participar na qualificação da perseguição individual de sub-23 pelas 12h25, caso se consiga apurar e esteja entre os quatro melhores poderá disputar a final às 18h50. Também em sub-23, na prova de eliminação teremos Beatriz Roxo às 18h25 e Francisco Marques pelas 19h40. Neste dia de abertura competem ainda na categoria de juniores, em scratch, Marta Carvalho às 17h50 e João Martins às 19h20.

No dia 15 de julho teremos a prova de eliminação para a categoria de juniores, com Laura Simão a competir pelas 17h15 e João Marques pelas 20h15. Em sub-23, na prova de scratch, Portugal estará representado por Daniela Campos, que competirá pelas 19h00 e Rodrigo Caixas, que estará em pista às 19h50.

O dia 16 de julho será maioritariamente dedicado às disciplinas de velocidade, pelo que não teremos corredores portugueses em competição. No sábado, dia 17, a teremos participação portuguesa no concurso de omnium de juniores, com João Martins a disputar a primeira das quatro corridas, o scratch, pelas 11h45, sendo que a prova terminará com a corrida por pontos, pelas 20h00. Margarida Teodósio será a representante da seleção portuguesa no feminino, com a prova de scratch a ter início pelas 11h35. A última prova do concurso de omnium terá lugar pelas 19h35. Em sub-23, na corrida por pontos, teremos em competição Beatriz Roxo, pelas 16h55 e Diogo Narciso, às 17h50.

No penúltimo dia de competição, dia 18, os corredores da categoria júnior vão disputar a corrida por pontos, com Marta Carvalho a competir pelas 17h10 e João Cunha pelas 17h50. Os sub-23 vão correr na prova de omnium, com Daniela Campos a representar o setor feminino. A primeira prova do concurso será às 11h00 e a última às 19h35. Daniel Dias será o representante masculino da seleção nacional no concurso de omnium, com a primeira prova a ter início às 11h15 e a última às 20h05.

A prova de madison irá encerrar estes Campeonatos da Europa de Pista. Em juniores, Portugal estará representado pela dupla composta por João Marques e João Martins, que vão competir às 14h20. Em sub-23 teremos Beatriz Roxo e Daniela Campos às 15h40 e para encerrar a participação de Portugal nesta competição Diogo Narciso e Rodrigo Caixas às 16h20.

“Este é um campeonato que para nós é focado essencialmente na formação e no desenvolvimento. No entanto, vamos dar o nosso melhor, vamos procurar representar Portugal de uma forma digna, com esforço, trabalho e dedicação, que são sempre os valores da nossa seleção, e procuraremos obter as melhores classificações para o país”, acrescentou ainda o selecionador nacional de pista.

propedalar.com @ 13-7-2022 17:36:57


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações