14/7/2022 a 19/7/2022 Atletas de 30 nações disputam 44 títulos europeus no Velódromo de Sangalhos

Campeonato da Europa de Pista

As provas de pista vão encerrar os Campeonatos da Europa de Juniores e Sub-23 em Anadia, que vão estar a decorrer entre os dias 14 e 19 de julho. Ao longo dos seis dias de competição vão estra presentes atletas de 30 nações, para disputarem 44 títulos europeus nas várias disciplinas.

propedalar.com @ 12-7-2022 17:17:01

No ano passado o Campeonato da Europa de Pista disputou-se em Apeldoorn, nos Países Baixos, mas o foco está agora na edição de 2022, que levará os melhores atletas até ao Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia.

Os treinos oficiais tiveram início ontem, dia 11 de julho, mas a competição só arrancará na quinta-feira, dia 14. Nesse primeiro dia de prova, entre as 11h00 e as 16h00 terão lugar as qualificações da perseguição individual e da velocidade por equipas, com a competição propriamente dita a acontecer entre as 17h30 e as 20h42, com as provas de scratch e velocidade por equipas para juniores masculinos e femininos, e as provas de eliminação e perseguição individual para sub-23 masculinos e femininos.

Os alemães Nicolas Heinrich e Tobias Buck-Gramcko são dois dos atletas a ter em consideração na prova de perseguição individual. Nesta disciplina, Heinrich foi segundo na Taça do Mundo de Glasgow, atrás apenas de Corentin Ermenault. Na Taça do Mundo em Milton, no Canadá, conseguiu a vitória. Buck-Gramcko não fica atrás no seu palmarés. É vice-campeão da Alemanha de contrarrelógio e campeão da europa de sub-23 na perseguição individual. Nesta mesma disciplina foi quarto na Taça do Mundo de Glasgow e segundo em Milton.  

No dia 15 de julho teremos qualificações para as provas da tarde entre as 10h00 e as 14h12. A competição terá início pelas 16h00, sendo que nessa altura teremos a prova de 1 quilómetro contrarrelógio para juniores masculinos, a perseguição por equipas e a eliminação para juniores masculinos e femininos, e ainda as provas de scratch e velocidade por equipas para sub-23 masculinos e femininos. Neste dia, a competição terminará pelas 21h25.

Neste dia, os principais corredores a ter em atenção são o italiano Dario Igor Belleta, campeão do mundo júnior de eliminação, a britânica Grace Lister, campeã europeia júnior de perseguição por equipas, e a dupla alemã Ben-Felix Jochum e Jasper Schröder, campeões do mundo junior de perseguição individual. Em sub-23, destaque ainda para o britânico James Bunting, campeão europeu de velocidade por equipas, e o português Rodrigo Caixas, campeão da europa de scratch.

A competição continua no dia 16 de julho, com as qualificações entre as 10h00 e as 14h25 e as finais entre as 16h30 e as 21h02. Nesse dia teremos a prova de velocidade para juniores masculinos e a perseguição individual para ambos os setores da categoria de juniores. Além disso, estará também a decorrer a prova de 1 quilómetro contrarrelógio para sub-23 masculinos e ainda a perseguição por equipas para ambos os setores de sub-23.

A ter em atenção no terceiro dia de competição em sub-23 as italianas Silvia Zanardi e Eleonora Camilla Gasparrini, campeãs da europa de perseguição por equipas, e a alemã, Lena Charlotte Reisser, campeã do mundo da mesma disciplina em elite. No masculino, Daan Kool (Países Baixos), campeão europeu de um quilómetro contrarrelógio em sub-23.

No dia seguinte, 17 de julho, terá lugar uma das competições mais importantes: o omnium, destinado aos juniores masculinos e femininos. Os corredores da categoria de juniores terão ainda pela frente os 500 metros contrarrelógio, para o setor feminino, e a velocidade, para o setor masculino. No caso dos sub-23, este será dia de disputar as provas de velocidade, no setor masculino e ainda a corrida por pontos, em ambos os setores. Neste dia as qualificações vão ter lugar entre as 11h00 e as 13h27 e as finais entre as 15h00 e as 20h46.

Portugal estará bem representado na corrida por pontos em sub-23 masculinos, com Diogo Narciso, medalha de prata nesta mesma disciplina no campeonato europeu. Para o omnium, em juniores masculinos, o britânico Joshua Tarling, campeão europeu júnior de omnium, e Rodovan Stec, campeão do mundo de juniores também em omnium, são outros dois nomes a ter em conta.

No penúltimo dia de competição, dia 18 de julho a parte da manhã, entre as 11h00 e as 13h42 vão ter lugar as qualificações para as provas da tarde e ainda a final de 500 metros contrarrelógio para as atletas da categoria sub-23. À tarde, entre as 16h00 e as 20h54 teremos a corrida por pontos e o keirin para juniores femininos e masculinos e a prova de velocidade para os sub-23 masculinos. Este será um dia importante para os atletas desta categoria, visto que vai ter de enfrentar a prova de omnium, nos setores masculino e feminino.

Na velocidade masculina de sub-23 os olhares deverão estar postos em Tijmen Van Loon (Países Baixos). Na Taça do Mundo de Glasgow o neerlandês fez parte da equipa de velocidade por equipas que conquistou o bronze, juntamente com dois dos melhores velocistas do mundo: Harrie Lavreysen e Sam Ligtlee. Além disso, venceu ainda a velocidade por equipas na Taça do Mundo de Milton, no Canadá, onde formou equipa com Jeffrey Hoogland. Outro dos atletas a ter em atenção será Tim Torn Teutenberg (Alemanha), na prova de omnium. O alemão foi sétimo na etapa de Glasgow da Taça do Mundo de Elite nesta mesma disciplina e quarto na etapa de Milton, no Canadá.

Dia 19 de julho será o último dia de competição nos Campeonatos da Europa de Pista de Juniores e sub-23 com a manhã a ser dedicada às qualificações e à prova de madison para juniores femininas, entre as 10h00 e as 12h05. À tarde, entre as 14h00 e as 17h26 serão as provas de keirin, para sub-23 masculinos e femininos, e ainda as provas de keirin de juniores masculinos e sub-23 de ambos os setores.

A Grã-Bretanha será uma das nações a ter em conta na prova de madison, com William Tidball, campeão da europa de sub-23 nesta disciplina, e ainda a dupla Josh Charlton e Joshua Giddings, campeões da europa de juniores no ano passado, sendo que agora competem já em sub-23.

propedalar.com @ 12-7-2022 17:17:01


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações