Transportes Colectivos do Barreiro recebem autocarro "amigo" das bicicletas

Um dos autocarros adquiridos à Carris com capacidade para transportar bicicletas foi entregue simbolicamente, ontem, dia 18 de Setembro, ao Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, simultaneamente, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Esta viatura é a primeira de um conjunto de 12 autocarros que, brevemente, farão parte da frota dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB).

CMB @ 19-9-2013 18:04:02


Estes autocarros recondicionados têm a capacidade para transportar quatro bicicletas, no máximo, e estão devidamente identificados através da pintura de bicicletas no seu exterior.
Com a aquisição destas viaturas, será possível concretizar o abate de alguns autocarros dos TCB, com cerca de 30 anos.
Na entrega do autocarro, realizada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, estiveram, ainda, presentes o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, o Vereador Rui Lopo, Vogal do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro, o Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, José Manuel Caetano, o Administrador da Carris, Luís Barroso e deputados da Assembleia da República, do Grupo de Trabalho para a Segurança Rodoviária.

O Presidente salientou que o Município do Barreiro é um dos seis concelhos do País com transportes colectivos. Enalteceu o esforço financeiro por parte de CMB de cerca de 1 milhão de euros, por ano, para assegurar este serviço e informou, com agrado, que segundo valores registados no mês de Julho, “as receitas cobrem as despesas”.
Lamentou existir, ainda, “um défice acumulado com as outras operadoras de transportes que precisamos resolver”.Segundo Carlos Humberto de Carvalho “trabalhamos para melhorar a eficiência dos nossos transportes e teremos de resolver o problema de fiabilidade dos nossos horários”.
Finalizou agradecendo a “colaboração muito estreita com o Secretário de Estado que proporcionou este entendimento” e à Carris que mostrou interesse, disponibilidade e boa vontade para concretizarmos este negócio”. Considerou, ainda, que estas “são medidas boas para o País e para o Barreiro”.
 
“Atitude Responsável”

O Secretário de Estado louvou a “atitude responsável do Presidente da CMB e do Vereador Rui Lopo”. O facto de Carlos Humberto de Carvalho ser, igualmente, o Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa, tem para Sérgio Monteiro um papel que lhe confere “maior responsabilidade para encontrar as soluções adequadas para a melhoria deste serviço de transportes”.   
 
Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta 2013”

No mesmo dia, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta distinguiu a iBike Barreiro com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, na área Cidadania, numa cerimónia realizada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, no MUDE – Museu do Design e Moda.

Em representação da iBike, Pedro Martins, agradeceu a distinção e dedicou-a a todos os amantes da bicicleta. Recordou que “há uns anos era exótico andar de bicicleta na cidade, ao contrário dos dias de hoje quando é habitual ver pessoas de todas as idades a fazer uso das suas bicicletas”.

Salientou que o trabalho da iBike tem sido possível com o apoio da FPCUB, da CMB, das colectividades locais, da imprensa local e da Soflusa, (com a criação de parqueamento para bicicletas).

De referir que o movimento iBike Barreiro tem como objectivo promover a utilização da bicicleta como veículo urbano no Concelho, no sentido de tornar a cidade mais limpa, silenciosa, e com maior interactividade entre o cidadão e o meio urbano, seja a pé, seja a pedalar.

A iBike tem desenvolvido um trabalho mais sistemático de monitorização e promoção junto das várias entidades no Concelho, para a adequação das infraestruturas à utilização da bicicleta. Desta forma tem mantido contactos frequentes com a CMB, empresas de transportes e zonas comerciais.

Refira-se, por último, que a FPCUB criou em 2006, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” de forma a reconhecer, publicamente, o contributo de entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação, ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas impulsionadoras do uso deste veículo não motorizado. 

Consulte neste link: http://www.fpcub.pt/2013/09/premio-nacional-mobilidade-em-bicicleta-2013-galardoados todos os galardoados, nas áreas de: “Cidadania”, “Comunicação Social”, “Dinamização Cultural da Bicicleta”, “Autarquias”, “Empresas e Clubes” e “Entidades Públicas”.

CMB @ 19-9-2013 18:04:02

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: BikeNews