O carro que protege os ciclistas

Nova assistência à condução no SEAT Tarraco

Um engenheiro da SEAT e dois aficionados do ciclismo partilham a estrada numa demonstração do funcionamento do novo assistente à condução do SEAT Tarraco: uma ajuda ao volante destinada a proteger estes veículos de duas rodas, envolvidos em 8% dos acidentes que se produzem na Europa. 

autonews.pt @ 17-12-2018 17:41:06

Eis como funciona: ao volante do SEAT Tarraco, Esteban Alcántara, responsável pela Segurança Ativa da SEAT, encontra um par de ciclistas a circular na mesma estrada. Ao aproximar-se deles, “o radar dianteiro deteta a presença dos ciclistas e, mediante a trajetória e a velocidade dos dois veículos, desencadeia uma série de ações de forma a evitar uma eventual colisão”, diz.


Quando o assistente do SEAT Tarraco deteta a eminência de uma colisão em 1,5 a 2 segundos, ativa um aviso luminoso e acústico. Se o condutor não reagir, o carro aciona automaticamente uma travagem de emergência entre 0,8 e 1 segundo antes que o provável acidente ocorra.

Segundo este engenheiro, se isto acontecesse num ambiente real de circulação, traduzir-se-ia em “se conduzirmos numa estrada a 72Km/h, este automóvel iniciaria uma travagem cerca de 20 metros antes de uma possível colisão”, acrescenta.

1.200 testes de desenvolvimento foi o número de experiências realizadas para comprovar o funcionamento deste sistema de assistência. Para isso, foram recriados 450 cenários diferentes em pista. “Realizaram-se simulações de condução real. Foram utilizadas estruturas que reproduzem as propriedades dos diferentes utilizadores da via, como peões e ciclistas, para testar como responde o veículo em cada um destes casos”, explica este engenheiro.


O responsável da Seat lembra que o condutor é o responsável final: Alcántara lembra que os assistentes de condução são uma grande ajuda ao volante: “os sistemas de Segurança Ativa representam um papel cada vez mais importante na proteção dos utilizadores da via e, em alguns casos, podem evitar acidentes ou minimizar as suas consequências”. No entanto, este perito sublinha que a responsabilidade final é sempre de quem que vai ao volante.

autonews.pt @ 17-12-2018 17:41:06


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