"Força Minho" é a música oficial dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário

A música “Força Minho”, composta em exclusivo para a Associação de Ciclismo do Minho pelo músico português Pedro Marques, será a música oficial dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário que se realizam de 31 a julho a 4 de agosto.

propedalar.com @ 30-7-2018 15:14:00

Pedro Marques, autor da música Força Minho (disponível em www.forcaminho.pt), compõe, por exemplo, bandas sonoras para Hollywood e que já ganhou o Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema.

“Tivemos o enorme privilégio de ter a trabalhar neste projeto o compositor Pedro Marques, um dos mais talentosos e promissores músicos portugueses que, apesar de em Portugal ser pouco conhecido, compôs bandas sonoras para filmes de Hollywood e foi distinguido com vários prémios”, referiu José Luís Ribeiro, Presidente da Direção da ACM e coordenador do projeto.

Pedro Marques estudou “Film Scoring” na universidade da California e trabalha, normalmente, como compositor de bandas sonoras para filmes internacionais. Iniciou a sua carreira musical em Estocolmo, compondo para cinema e televisão que, mais tarde, abandonou para viver em Los Angeles mantendo as mesmas funções mas estudando ao mesmo tempo. Neste momento vive no Porto e foi o compositor, entre outros, da banda sonora dos filmes “Capitão Falcão” e “A Mãe é que Sabe”, da série de televisão europeia “The Team”, da série Portuguesa “Dentro”, de inúmeros spots publicitários de marcas internacionais e de toques para empresas de telemóveis.

“Quando pedimos a Pedro Marques para compor uma música para a Associação de Ciclismo do Minho desejávamos uma ‘marca musical identitária’ para anteceder as chegadas dos ciclistas, assinalar as vitórias e que fosse também utilizada em cerimónias de pódio e noutras situações no contexto do ciclismo minhoto”, explicou José Luís Ribeiro, Presidente da Direção da ACM e coordenador do projeto que pode ser conhecido na internet no endereço www.forcaminho.pt.

"Esta música foi concebida para ser como uma metáfora de uma corrida de ciclismo mas também para ser uma metáfora do Minho e por isso é que tem diversos instrumentos tradicionais", esclareceu o compositor Pedro Marques referindo que “a música demorou um mês a ser composta e gravada” e que achou o desafio “tão divertido e ambicioso que não consegui pensar noutra coisa nos dias que se seguiram” à confirmação do projeto.

Pedro Marques é natural do Porto, onde nasceu em 1982, tendo iniciado o curso de Som e Imagem em 2000, na Universidade Católica. Em 2003, foi-lhe concedida a oportunidade de participar no Berlinale Film Festival Talent Campus com uma bolsa de estudos.

Em 2005, depois de terminar a formação em televisão e cinema, foi aceite pela sueca Riviera para trabalhar como compositor de música cinematográfica. Em 2008 foi convidado pelo compositor Adam Norden para compor os toques de telemóvel da Sony Erikson e, em 2009, foi contratado pela Moodswing para escrever a música no sistema BMW MINI Coupe Music Feedback.

Desde 2004, com a estreia da sua primeira faixa de som Suicide on Demand, Pedro Marques trabalhou em inúmeros filmes e séries de televisão, como "Comando Performance", "Bella Block", "Totally True Love", "Wallander" e o filme premiado em Cannes, "Eastern Plays".

Em 2008, compôs o tema da Axe Commercials que o colocou na tabela das músicas mais descarregadas por várias semanas.

No departamento de jogos, Pedro compôs o tema para o jogo Nintendo Wii Defenders of Law e a música para os jogos Return Zero e Paratroopers para dispositivos móveis. Noutro estilo, o documentário, a música de Pedro Marques foi fundamental para obter o prémio do Festival de Cinema Sun Screen.

Em 2010, Pedro mudou-se para a Califórnia para obter formação superior em música de cinema e em 2012 foi contratado por Atticus Ross para trabalhar nos projetos "Broken City" e "47 Ronin".

Em 2007, co-fundou a Jump Willy Ltd em Portugal, com João Seabra, assumindo o papel de diretor de composição musical e chefe do escritório de Los Angeles.

propedalar.com @ 30-7-2018 15:14:00