FPC é o parceiro do ano na luta contra a dopagem

A UVP-Federação Portuguesa de Ciclismo foi hoje distinguida pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) com o diploma de Parceiro do Ano na luta contra a dopagem. Foi a primeira vez que a ADoP atribuiu este galardão, o que, coincidentemente, aconteceu no dia em que a Federação Portuguesa de Ciclismo comemora o 114.º aniversário.

UVP-FPC @ 16-12-2013 09:26:47

“Em 2013, ano em que este galardão é atribuído pela primeira vez, a ADoP decidiu conceder a distinção à UVP-FPC Esta escolha resulta da excelente colaboração desta Federação na implementação do Programa Nacional Antidopagem, muito em particular relativamente ao Sistema de Localização do Praticante Desportivo e à estratégia do Passaporte Biológico. A excelente colaboração da UVP-FPC com a ADoP vem de longa data, mas intensificou-se no início de 2010, com a introdução destas duas estratégias inovadoras, fundamentais na protecção dos praticantes desportivos limpos”, explica a ADoP.
O diploma foi entregue pelo presidente da ADoP, Luís Horta, ao presidente da UVP-FPC, Delmino Pereira, durante a sessão de abertura da ação anual de formação para médicos e outros técnicos das federações desportivas, que hoje decorre em Lisboa.

“É com grande felicidade que vemos reconhecido o nosso intenso e intransigente esforço em prol da verdade desportiva e da protecção da saúde dos praticantes. Sabemos que estar na vanguarda na luta contra a dopagem pode trazer alguns amargos de boca a curto prazo, com o surgimento de mais casos do que em outras modalidades e com despesas acrescidas ao nível jurídico, mas trata-se de um investimento a favor da modalidade, que sai mais credibilizada e mais forte para encarar o futuro a médio e a longo prazo”, frisa Delmino Pereira.

A distinção como Parceiro do Ano surge no culminar de um 2013 histórico para o ciclismo português, que conquistou a medalha de ouro no mundial de estrada de elite, por intermédio de Rui Costa, da medalha de prata no europeu júnior de pista, através de Rui Oliveira, e da medalha de bronze no mundial júnior de pista, feito de Ivo Oliveira. Estes resultados e este galardão provam que a luta intransigente pela verdade desportiva é perfeitamente compatível com a obtenção de resultados de alto nível.

UVP-FPC @ 16-12-2013 09:26:47


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que