18/9/2015 a 18/9/2015 Bike to Work

A Lisboa E-Nova – Agência Municipal de Energia-Ambiente e a Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, organiza no dia 18 de Setembro (sexta-feira), no âmbito das comemorações do Dia Europeu sem Carros, a 5ª edição da iniciativa “De Bicicleta para o Trabalho - Bike to Work”. 

propedalar.com @ 21-8-2015 12:16:06

Esta iniciativa está inserida na Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de Setembro) que, neste ano de 2015, tem como tema “Choose. Change. Combine.” ("Escolhe. Muda. Combina.") e integra o calendário oficial das acções da Câmara Municipal de Lisboa, para esta semana.

O Bike to Work dirige-se às empresas/instituições sediadas ou com instalações no Concelho de Lisboa que incentivem os seus trabalhadores a deslocarem-se no dia 18 de Setembro (sexta-feira) de bicicleta para o seu local de trabalho. Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar as empresas e os seus colaboradores para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo os meios suaves de mobilidade.

As entidades interessadas em participar na iniciativa devem preencher o formulário online para efectuar a sua inscrição, seleccionando o Escalão correspondente. A participação nesta iniciativa é gratuita (inscrições até 15 de Setembro)! Após a validação da inscrição por parte da Lisboa E-Nova, a entidade participante deverá adoptar a estratégia mais adequada para persuadir o máximo de trabalhadores a deslocar-se de bicicleta para o trabalho no dia 18 de Setembro, utilizando (ou não) as peças de comunicação criadas para a iniciativa e disponibilizadas pela Lisboa E-Nova.

No dia da iniciativa, os colaboradores que forem de bicicleta deverão colocar um “identificador” do Bike to Work na sua bicicleta, em local visível, quando se deslocarem para o local de trabalho. A Lisboa E-Nova disponibiliza o “identificador” para impressão, juntamente com as outras peças de comunicação.

Após a iniciativa, todos os participantes devem preencher um questionário online, e enviar uma fotografia ou foto-montagem ou imagem original alusiva à acção realizada no dia 18 de Setembro (data limite: 25 de Setembro, às 18h00).

As votações para o Passatempo "Bike To Work Day" decorrerão no site da Lisboa E-Nova, de 28 de Setembro a 6 Outubro às 11h30. A entidade que obtiver mais "VOTOS" na sua imagem, em cada um dos quatro Escalões, será a premiada (ver regulamento).

Escalões e entidades patrocinadoras dos prémios:

Escalão A - Menos de 15 trabalhadores – Prémio Liberty Seguros
Escalão B - 15 a 50 trabalhadores – Prémio EMEL
Escalão C - Mais de 50 trabalhadores – Prémio El Corte Inglês
Escalão D - Estabelecimentos de Ensino (1) – Prémio Movicidade
Escalão "Também foram de bicicleta" (2)

(1) - este escalão destina-se a entidades ligadas ao ensino: escolas públicas e privadas; departamentos, núcleos, centros de estudo e associações de estudantes pertencentes ao ensino universitário e técnico-profissional da cidade de Lisboa.

(2) - as entidades inscritas neste escalão não estão elegíveis para o passatempo do “Bike to Work”. Este escalão destina-se apenas às entidades sediadas nos Concelhos limítrofes de Lisboa que, não podendo participar no passatempo, pretendam aderir à iniciativa dia 18 de Setembro, promovendo a bicicleta como uma opção de transporte sustentável. Aqui estão também incluídas as entidades organizadoras, apoiantes e patrocinadoras da iniciativa.

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar na Praça do Martim Moniz, em data e hora a definir.

Nota: De acordo com os seus ESTATUTOS, a área de actuação da Lisboa E-Nova é o CONCELHO DE LISBOA, razão pela qual a iniciativa "Bike To Work Day" se dirige às empresas/instituições sediadas ou com instalações neste Concelho.

Face ao interesse demonstrado por ENTIDADES SEDIADAS NOS CONCELHOS LIMÍTROFES, embora não possam ser elegíveis para o passatempo "Bike To Work Day", a Lisboa E-Nova aceita divulgar as imagens das entidades que nessa data aderirem a esta iniciativa, promovendo a bicicleta como uma opção de transporte sustentável. A inscrição deve ser feita no escalão "Também foram de bicicleta".

A todas estas entidades interessadas será atribuído um Certificado de participação, e um CERTIFICADO SÓCIO DE MÉRITO, pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, sendo consideradas UMA EMPRESA AMIGA DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL.

propedalar.com @ 21-8-2015 12:16:06


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que