30/10/2022 a 30/10/2022 Melgaço acolhe a Taça de Portugal de Ciclocrosse

A prova de abertura da Taça de Portugal de Ciclocrosse vai acontecer em Melgaço já no dia 30 de outubro. A presença da grande maioria do pelotão luso, reforçado com a presença dos vizinhos espanhóis, deixa em perspetiva uma disputada prova no sempre difícil traçado da Capital do Desporto Radical em Portugal.

propedalar.com @ 24-10-2022 17:02:50

Melgaço recebe no dia 30 de outubro a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Discover Melgaço, que se disputa no circuito criado para o efeito na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport e Município de Melgaço, a prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que, simultaneamente, atribuirá os títulos de Campeões do Minho da vertente, destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites, masters e open, masculinos e femininos.

O Ciclocrosse de Melgaço arranca às 9h20, com a partida da corrida de juvenis, seguindo-se os master e open (10 horas). Às 11 horas entram em ação os cadetes e todas as categorias femininas. Juniores e elites arrancam às 12 horas, estando a cerimónia protocolar marcada para as 13h15.

Este ano o ciclocrosse de Melgaço apresenta algumas novidades, mas mantém a dureza e a diversão de sempre…“Este ano o percurso será ligeiramente alterado por contingências do relvado natural mas durinho… mantém as zonas técnicas, a areia, as tábuas, etc., as condições típicas do ciclocrosse. Será duro, como sempre, divertido e é um percurso muito engraçado”, garantiu Jorge Domingues, da Melsport.

Devido ao estado do tempo “os ciclistas vão encontrar um piso mais pesado, mas isso faz parte da modalidade. Esperemos apenas que a chuva abrande no dia da prova para que todos se possam divertir”.

Com o passar dos anos vemos cada vez mais ciclistas profissionais doutras vertentes no Ciclocrosse… “O ciclocrosse é uma vertente que vai cativando cada vez mais os atletas e como se desenrola no início da época acaba por ser aproveitado pelos ciclistas para prepararem a nova época, enquanto os faz sorrir. É duro, mas é uma grande festa”.

Para a festa ser ainda maior “este ano conseguimos, mais uma vez, coordenar o calendário com a Federação Galega e esperamos aqui uma grande armada espanhola. Aliás contamos ter uma participação simpática de atletas, até de nível UCI. Esta primeira prova da Taça de Portugal vai ser, com certeza, uma festa, como já é habitual”.

Estão criadas as condições para ser uma excelente prova? “O ciclocrosse tem corrido bastante bem. Costumo dizer que os atletas gostam de vir a Melgaço porque gostam da qualidade e da variedade dos percursos, pela simpatia e pelo saber receber por parte da população local”.

O Ciclocrosse de Melgaço organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Polisport, Arrecadações da Quintã, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

propedalar.com @ 24-10-2022 17:02:50


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações