Alberto Barroso e Ana Santos conquistam a vitória em Lousada

Taça de Portugal de XCO

Alberto Barroso (Sportbici/Mundo Furgonetas) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) foram os vencedores da 3.ª Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que decorreu no passado domingo em Lousada.

propedalar.com @ 2-5-2022 13:37:37

Na prova masculina da categoria elite, Alberto Barroso (Sportbici/Mundo Furgonetas) bateu a concorrência, vencendo a corrida e segurando a liderança do ranking de sub-23. O corredor venceu com uma vantagem de 1m19s sobre o líder da Taça, na categoria elite, Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) concluiu a prova a 1m35s do vencedor, na terceira posição.

No feminino Ana Santos (X-SauceFactory Team) foi a mais forte e venceu a prova, sendo também assim a melhor atleta sub-23. Na prova, a corredora cortou a meta com 41 segundos de vantagem sobre Lara Lois (Motobike) e 1m12s sobre Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que completaram o pódio em segundo e terceiro, respetivamente.


A corrida masculina de juniores foi bastante animada, com os dois primeiros classificados a terminarem a prova separados por apenas 15 segundos. Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis) foi o primeiro a cortar a meta, seguido de Guilherme Barros (24 horas Altimetria/Ontrack) na segunda posição. David Pereira (Sportbici/Mundo Furgonetas) foi terceiro, a 1m24s.

A prova feminina de juniores viu Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) a destacar-se de toda a concorrência, vencendo com uma margem de 1m50 sobre a segunda classificada, Íris Chagas (Automóveis Ribeiro/GDVP). Beatriz Sousa (24horas Altimetria/Ontrack) terminou em terceiro lugar, a 3m23s.

Na categoria de cadetes os vencedores foram Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis) e Alejandro Garcia (CC Carballiño). Em paraciclismo o melhor foi Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem).


Nas categorias de veteranos, a vitória em master 30 foi para Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), no feminino, e para Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar), no masculino. Já em masters 40 estiveram em destaque Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) e Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar). Em masters 50 o vencedor foi António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar), com Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) a conquistar a vitória em masters 60.

A classificação por equipas foi ganha pela equipa AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde.

A terceira corrida da Taça de Portugal de XCO vai disputar-se no Fundão, no dia 1 de maio.

propedalar.com @ 2-5-2022 13:37:37


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações