João Rodrigues e Maaris Meier coroados em S. Brás de Alportel

João Rodrigues e Maaris Meier, ambos da equipa Maiatos, sagraram-se vencedores da edição de 2021 da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, após a disputa da última prova pontuável em S. Brás de Alportel.

propedalar.com @ 3-11-2021 17:38:00

Joao Rodrigues

Joao Rodrigues

As últimas pedaladas do ano aconteceram em S. Brás de Alportel e os homens da equipa da casa foram os mais fortes neste domingo. Guilherme Jesus (MCF/XDream/Município de S. Brás de Alportel) ganhou três dos quatro percursos especiais classificativos e impôs-se na etapa algarvia da Taça, com 17’33’’705. O britânico Brett Wheeler, também da formação sambrasense, foi o segundo classificado, a 23,267s. João Rodrigues foi o terceiro classificado, a 50,887s. Este resultado garantiu ao ciclista da Guarda a conquista da Taça de Portugal.

A disputa no setor feminino pautou-se por um triunfo em toda a linha da estoniana Maaris Meier, que venceu a Taça, conquistando a corrida deste domingo. A luta pela vitória em S. Brás de Alportel foi intensa e equilibrada entre Maaris Meier e a suíça Anja Hovorka (Kraftwerk/Rockthisbike.ch). A ciclista dos Maiatos foi a melhor, com 21’02’’690, batendo a helvética por 938 milésimos de segundo. A irlandesa Sophie Bagnall (Gravity BC) fechou o pódio do dia, a 9,125s da vencedora.

André Fernandes (Caniço Riders) ganhou entre os juniores e também celebrou a conquista da Taça de Portugal nesta categoria. Entre os cadetes o vencedor da prova Algarvia foi Rodrigo Araújo (Clube BTT de Matosinhos), mas foi outro corredor da formação matosinhense, Marco Fernandes, a levar a geral para casa.


Maaris Meier

Maaris Meier

Rúben Martins (Clube ANA Faro) impôs-se na última corrida, mas a vitória na geral pertenceu a Gonçalo Gaspar (BTT Enduro Terras de Bouro). Em masters 40 também houve dois vencedores neste domingo. Nuno Nóbrega (Belmira Cruz/Centro Ciclismo Portimão) triunfou na etapa e Bruno Marinho (BTT Enduro Terras de Bouro) impôs-se na geral. O mesmo cenário marcou as contas em masters 50, vitória parcial para Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira) e triunfo absoluto para João Gonçalves (Belmira Cruz/Centro Ciclismo Portimão). Entre as veteranas, Bianca Oliveira (Caniço Riders) conquistou a Taça vencendo todas as provas em que participou.

Miguel Pardal (goRide Portugal) ganhou, neste domingo, a corrida de bicicletas de assistência elétrica. Mas Pedro Cândido (Movefree/ONfm/Câmara Municipal de Torres Vedras) defendeu da melhor forma o topo da geral com o segundo posto em S. Brás de Alportel. Nesta prova não correram mulheres na prova federada de bicicletas de assistência elétrica, pelo que Ana Lopes (BTT Enduro Terras de Bouro) levou a Taça sem precisar de correr, o mesmo acontecendo com o master 60 Carlos Marques (União Desportiva Lorvanense).

Não contando para a Taça de Portugal, a prova esteve aberta à participação de juvenis e de infantis, correndo um ciclista de cada uma destas categorias, o juvenil Tiago Patrocínio (Escola Joaquim Agostinho/UDO) e o infantil Francisco Ferreira (Caniço Riders).

 O BTT Enduro Terras de Bouro foi a melhor equipa neste domingo e no conjunto da Taça de Portugal.

propedalar.com @ 3-11-2021 17:38:00


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações