7/3/2020 a 8/3/2020 Agenda de Ciclismo (7 a 8 de março de 2020)

O calendário de eventos oficiais da Federação Portuguesa de Ciclismo.

propedalar.com @ 4-3-2020 15:38:42

O XVI BTT XCO Vila Franca será a primeira jornada da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), prova de classe 1 internacional, a realizar no dia 8 de março, em Vila Franca do Lima, Viana do Castelo. No mesmo dia, o pelotão profissional regressa à estrada para disputar a Clássica da Primavera.

A competição internacional de XCO será disputada pelas categorias de elite, sub-23, juniores, cadetes e masters, contando com a presença de vários atletas internacionais, das seguintes nações:

Argentina, Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Polónia, Portugal e República Checa.

Entre os participantes que vêm de fora para aumentar o desafio a enfrentar pelos corredores nacionais, destaca-se a presença de Carlos Coloma, medalhado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O facto de a corrida minhota ser pontuável para o apuramento olímpico explica a forte presença forasteira.

Na elite masculina, os espanhóis Jofre Cullell, Pablo Rodriguez, Sergio Montecon poderão ser protagonistas, dado o seu posicionamento no ranking mundial. As femininas terão a presença da espanhola Rocio Garcia e da polaca Maja Wloszczowska, que são as atletas inscritas mais bem colocadas no ranking desta disciplina olímpica.

A primeira corrida, cadetes masculinos e femininos, inicia-se às 9h00. Os juniores masculinos e restantes categorias femininas partem às 10h15. Os masters e paraciclistas saem às 12h30, e a corrida de elite e sub-23 será realizada às 14h30.

A 24.ª edição da Clássica da Primavera, prova de estrada, será realizada também no dia 8 de março, na Póvoa de Varzim. A prova será para a categoria de elite e sub-23, com partida e chegada na Avenida Vasco da Gama. 

Após 141 quilómetros percorridos, sete contagens de metas volantes, sete prémios de montanha de 3.ª categoria e 13 sectores de empedrado, os ciclistas vão totalizar 1600 metros de acumulado no final da corrida. A partida será dada às 10h55, com chegada prevista para as 14h20.

Um percurso bastante acidentado, com destaque pelas subidas ao Monte de S.Félix, oferece várias possibilidades de desfecho. As equipas continentais e de clube portuguesas, e equipas de clube espanholas constituirão o pelotão da prova. César Martingil foi o vencedor do ano transato.

No fim de semana, os juniores e cadetes terão a sua primeira prova do calendário, a Prova de Abertura. A corrida de juniores será realizada no dia 7 de março, em Fafe, com partida (15h00) e chegada (17h05) na Praça 25 de Abril. A competição irá coincidir com o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada, com um total de 78,2 quilómetros de extensão.

Os cadetes irão correr a Volta a Cantanhede no dia 8 de março, com início marcado para as 15h00, num percurso de 80 quilómetros.

Mais eventos oficiais:

8 de março: Prémio de Ciclismo de Barroselas, Viana do Castelo

8 de março: Encontro Regional de Escolas – Estrada, Cantanhede

8 de março: BTT IFCC, Cebolais de Cima, Castelo Branco

8 de março: 1.ª Prova Regional de BMX Setúbal

8 de março: Encontro Inter-Regional Zona B, Alface, Faro

8 de março: 2.ª Prova Taça da Madeira DHI – 4 estradas, Santa Cruz, Madeira

propedalar.com @ 4-3-2020 15:38:42


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações