18/1/2020 a 19/1/2020 Agenda de Ciclismo (18 e 19 de janeiro de 2020)

O calendário de eventos oficiais da Federação Portuguesa de Ciclismo.

propedalar.com @ 15-1-2020 15:36:39

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, recebe, neste fim de semana, duas provas internacionais de pista. No sábado, tem lugar o Troféu Internacional Bento Pessoa (CL2) e no domingo o Troféu Internacional Alves Barbosa, ambos pontuáveis para a Taça de Portugal. São cerca de cem os inscritos. 

As provas de classe 2 UCI a serem disputadas em Anadia terão, pela primeira vez, alcance internacional. Por isso mesmo, trazem consigo um grande número de atletas estrangeiros. 

Entre os inscritos, estarão representados onze países: Bielorrússia, Canadá, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Polónia, Portugal, Rússia e Suíça. Alguns dos nomes mais sonantes da cena internacional são os polacos Daniel Staniszewski e Wojciech Pszczolarski, já medalhados em mundiais e europeus, e o britânico Matthew Walls, campeão da Europa de eliminação em 2018.

Portugal também estará representado pelos corredores que se têm batido pelos pontos de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, estando já confirmadas as participações de Maria Martins, Iuri Leitão e João Matias.

Numa altura em que as seleções pretendem qualificar-se para o Campeonato do Mundo, passo fundamental para aspirarem à presença nos Jogos Olímpicos, as corridas da Taça de Portugal são pontuáveis para o ranking UCI, motivo pelo qual são atraídos ciclistas e seleções internacionais.

As disciplinas olímpicas de madison e de omnium são aquelas que pontuam para o ranking internacional. Além dessas, o Troféu Bento Pessoa e o Troféu Alves Barbosa são compostos por provas das disciplinas das disciplinas de scratch e 500 metros, estas apenas pontuáveis para a Taça de Portugal.

A competição terá entrada gratuita para o público, que terá a oportunidade de ver ao vivo vários atletas internacionais e um espectáculo de alto nível. No sábado, a prova decorre entre as 10h00 e as 13h15, retomando depois às 15h00 para terminar às 20h20. Já a prova de domingo decorre entre as 09h00 e as 18h15.

propedalar.com @ 15-1-2020 15:36:39


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações