Taça de Portugal começa em Guimarães

A época 2013/2014 de ciclocrosse arranca já no próximo domingo, 3 de Novembro, com a realização da primeira das cinco provas pontuáveis para a Taça de Portugal. A corrida vai disputar-se na Quinta do Loureiro Velho, Fermentões, Guimarães.

UVP-FPC @ 28-10-2013 15:12:18

Vítor Santos

Vítor Santos

À semelhança dos anos anteriores, a Taça de Portugal de Ciclocrosse prolonga-se até Janeiro e está calendarizada de forma a ser compatível com a participação nas provas galegas da mesma disciplina, de modo a atrair corredores galegos às corridas nacionais e a permitir que os ciclistas lusos compitam do lado de lá da fronteira.
A maior novidade do calendário nacional de ciclocrosse desta temporada é a distribuição geográfica mais abrangente das competições, tradicionalmente confinadas no norte do país.

A Taça arranca na pista de Fermentões, que recebeu o Campeonato Nacional em 2012. O tiro de partida será dado às 10h00 do próximo domingo. Duas semanas depois, ruma ao sul, correndo-se a segunda prova pontuável nas imediações do Estádio do Algarve.

Apesar de disputar-se em terrenos de terra, muitas vezes enlameados e até com neve, o ciclocrosse é uma disciplina da vertente de estrada. Além dos especialistas nesta disciplina, o ciclocrosse atrai corredores de estrada e de BTT, pois funciona como excelente preparação de inverno para a época seguinte daquelas duas vertentes.

Vítor Santos e Isabel Caetano dominaram na temporada passada, conquistando ambos a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional de Ciclocrosse na categoria de elite.

Calendário Nacional de Ciclocrosse 2013/2014


3 de Novembro, 1.ª Prova da Taça de Portugal, Fermentões, Guimarães

17 de Novembro, 2.ª Prova da Taça de Portugal, Estádio do Algarve, Loulé

15 de Dezembro, 3.ª Prova da Taça de Portugal, Sobrado, Valongo

5 de Janeiro, 4.ª Prova da Taça de Portugal, Campeã, Vila Real

12 de Janeiro, Campeonato Nacional, Benedita

19 de Janeiro, 5.ª Prova da Taça de Portugal, Vila do Conde

UVP-FPC @ 28-10-2013 15:12:18


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações