Mais de meio milhar de inscritos na Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto

Mais de meio milhar de betetistas participam no próximo domingo na Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto que a Associação de Ciclismo do Minho organiza no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto” e integrada na Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória. A iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em actividades numa perspectiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas são aceites no secretariado.

ACM - Associação de Ciclismo do Minho @ 3-8-2013 11:16:46


A Maratona BTT de Guimarães será disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade Desportiva (Alameda dos Desportos, Candoso S. Tiago), junto ao Parque de Trial Bike. O percurso da maratona terá uma extensão total de 73,4 quilómetros (2281m de acumulado), enquanto o da Meia-Maratona será de apenas 46 quilómetros (1459m de acumulado).

A partida está marcada para as 9h30 e o percurso começará com uma passagem em neutralização pelo centro da cidade de Guimarães, prosseguindo depois por trilhos de várias freguesias do concelho. Alguns pontos de passagem são os seguintes (ordenados alfabeticamente): Atães, Costa, Fermentões, Gonça, Mesão Frio, Pencelo, Polvoreira, Rendufe, São Martinho de Candoso, São Tiago de Candoso, São Torcato, Silvares.

A chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona ao Parque da Cidade Desportiva está prevista para as 12 horas, enquanto o primeiro da Maratona deverá terminar a prova pelas 13 horas. Para as 14 horas está prevista a chegada dos participantes no Lisboa - Guimarães de bicicleta, uma aventura de Miguel Figueiredo (Guimarães), Fernando Machado (Ponte de Lima) e Antero António Paiva (Tocha) que começou no dia 1 de Agosto e que liga a capital portuguesa e a capital histórica de Portugal.

Além dos betetistas que participarão na maratona numa perspectiva de lazer, a Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto contará na competição com a presença dos melhores atletas nacionais e regionais de BTT Maratonas.

Embora com muitos inscritos de várias freguesias do concelho de Guimarães, a Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto regista inscrições de participantes oriundos das localidades de, entre outras, Alverca, Amares, Arcos de Valdevez, Arouca, Aveiro, Barcelos, Barreiro, Braga, Celorico de Basto, Chaves, Espinho, Esposende, Estremoz, Évora, Fafe, Fundão, Gondomar, Leiria, Loulé, Lousada, Maia, Matosinhos, Monção, Mondim de Basto, Mos (Espanha), Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Ponta Delgada, Ponte da Barca, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Valongo, Viana do Castelo, Vigo (Espanha) Vila do Conde,  Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Vila Verde, Viseu e Vizela.

Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por actividades de BTT, a 2ª Maratona de Guimarães visa igualmente fins de lazer e turístico/culturais, integrando a programação oficial de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Guimarães 2013, Tempo Livre e Câmara Municipal de Guimarães, a 2ª Maratona BTT de Guimarães conta com os seguintes apoios: Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Reclamos Vitória, Cision, Inoxtubo, Ford - Hermotor, Embalagens Gonçalves, Irmandade da Penha, Bikezone, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda, SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Casa Mizé, MotoFundador, Levutlá, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Ciclismo a Fundo (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto.



PROGRAMA DA MARATONA BTT DE GUIMARÃES

Sábado, 3 de Agosto

16h00    Abertura do Secretariado (Pista de Atletismo Gémeos Castro)
20h00    Encerramento do Secretariado

Domingo, 4 de Agosto

07h30    Abertura do Secretariado (Pista de Atletismo Gémeos Castro)
08h30    Encerramento do Secretariado
08h30    Reunião com os Directores Desportivos (Parque de Trial Bike de Guimarães)
09h10    Chamada dos atletas para a partida
09h30    Partida simbólica
09h40    Reagrupamento e Partida real (Rua Dr. José Sampaio)
12h00    Chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona BTT de Guimarães – Cidade Europeia do Desporto
13h00    Chegada do primeiro atleta da Maratona BTT de Guimarães – Cidade Europeia do Desporto
14h00    Chegada do Lisboa – Guimarães em bicicleta
14h15    Cerimónia protocolar e de entrega de prémios.

ACM - Associação de Ciclismo do Minho @ 3-8-2013 11:16:46

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações