Investigador português cria kit que converte bicicletas tradicionais em eléctricas

Rui Araújo, investigador português da Universidade do Minho, desenvolveu o protótipo de um kit que transforma bicicletas tradicionais em bicicletas eléctricas.

propedalar.com @ 8-8-2013 17:58:07

A BeUM – Bicicleta eléctrica da Universidade do Minho foi criada a pensar nas cidades, que nem sempre são convidativas às deslocações de bicicleta. O kit adapta-se a qualquer bicicleta e utiliza um motor BLDC (Brushless Direct Current) como meio de propulsão auxiliar. Este motor, aplicado na roda traseira, possui três modos de ajuda na tracção, o que permite diminuir a força muscular exercida pelo utilizador.

A bateria de iões de lítio, integrada no quadro, permite uma autonomia máxima de 60 quilómetros, dependendo do modo de ajuda, do relevo do terreno e do utilizador.

O motor alcança uma velocidade máxima de 25 km/h e, por enquanto, terá de ser carregado através de uma tomada eléctrica, estando já a ser desenvolvido um novo kit que permitirá transformar a energia cinética provocada pelo movimento dos pedais da própria bicicleta em energia eléctrica.

Apesar de ainda não haver previsões relativamente à comercialização do produto, o kit deverá ter um custo de cerca de 500 Euros.

propedalar.com @ 8-8-2013 17:58:07


Clique aqui para ver mais sobre: BikeNews