Volvo cria capacete de bicicleta que avisa os condutores da proximidade de ciclistas

A Volvo desenvolveu um novo capacete que permite a comunicação entre as bicicletas e os automóveis de modo a que os ciclistas e os automobilistas se apercebam da proximidade a que se encontram uns dos outros, mesmo que não apareçam nos seus campos de visão.

TSR @ 19-12-2014 16:04:41

Desenhado e desenvolvido em colaboração com a POC e a Ericsson, o capacete transmite informações à aplicação para smartphones Strava, que partilha a localização do ciclista na 'nuvem' de forma a ser acedida pelos veículos Volvo.

Quando uma bicicleta surge nas proximidades de um veículo equipado com a tecnologia, o condutor do automóvel recebe uma notificação que pode indicar a direcção a partir da qual o ciclista se aproxima, mesmo que não esteja visível, permitindo assim reduzir a velocidade e conduzir de forma mais cautelosa. Por sua vez, o ciclista também recebe notificações da proximidade dos automóveis através da aplicação Strava, que transmite essa informação ao capacete, que por sua vez acende uma luz de alerta.

Apesar de o sistema não oferecer nenhuma protecção extra em caso de colisão, ajuda a prevenir que esses mesmos acidentes aconteçam.

TSR @ 19-12-2014 16:04:41

Galeria de videos


Clique aqui para ver mais sobre: BikeNews