Universidade Nova de Lisboa disponibiliza 300 bicicletas a alunos, docentes e colaboradores

A Universidade Nova de Lisboa vai disponibilizar 300 bicicletas para que os alunos, docentes e colaboradores da instituição se possam deslocar no seu dia-a-dia, privilegiando este meio de transporte mais saudável, ecológico e económico na mobilidade urbana. Esta iniciativa decorre sob o mote “A Academia a Pedalar” e enquadra-se no projeto U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

propedalar.com @ 2-5-2017 14:03:25

Estacionamento de bicicletas - Reitoria da Universidade Nova de LIsboa

Estacionamento de bicicletas - Reitoria da Universidade Nova de LIsboa

Para incentivar este novo hábito na deslocação regular pela cidade de Lisboa, a Universidade Nova planeia disponibilizar as primeiras 100 bicicletas para alugar já no início do próximo ano letivo. Dentro da comunidade académica, quem optar por esta alternativa de transporte, terá ainda ao seu dispor infraestruturas, serviços de apoio, atividades e eventos disponibilizados pela universidade.

O Projeto Nova U-Bike Portugal será implementado de forma faseada, tendo sido já iniciadas alterações ao nível de infraestruturas para a colocação de rampas para circulação de bicicletas e está também em curso a instalação de 387 estacionamentos para bicicletas no exterior e nos parques subterrâneos do Campus de Campolide e da FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, para maior articulação com outros modos de transporte públicos.

Quanto às estimativas de eficiência que este transporte individual não motorizado possibilita, a Universidade Nova prevê uma redução de CO2, na ordem dos 22.599 no primeiro ano e 45.198 (KgCO2eq) no segundo. Isto representa, respetivamente, uma redução do consumo de energia primária da ordem das 7 toneladas equivalentes de petróleo (TEP’s) e 15 TEP's. Estes valores assentam no pressuposto de que serão percorridos pelas 300 bicicletas, 126.600 km no primeiro ano e 253.200 km no segundo ano.


António Rendas, reitor da Universidade Nova de Lisboa

António Rendas, reitor da Universidade Nova de Lisboa

Destas 300 unidades, 120 são elétricas, com tecnologia pedelec (a assistência do motor elétrico é ativada pelo pedalar do utilizador da bicicleta) e 180 convencionais, sendo que em cada uma destas gamas serão disponibilizadas bicicletas de quadro dobrável, mais fáceis de transportar e arrumar.

A associação ao Projeto U-Bike Portugal integra-se na política de responsabilidade da Universidade Nova, através da qual a universidade tem vindo a apoiar iniciativas de mobilidade suave e sustentável.

propedalar.com @ 2-5-2017 14:03:25


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que