Projecto Pedalar com Alma

Desde 2010 que José Figueiredo tem vindo a apoiar pessoas e instituições, usando a bicicleta como forma de divulgação do projecto Pedalar com Alma. Ao longo dos últimos três anos tem vindo a atravessar o país de bicicleta, ao encontro da cultura, da beleza paisagística e dos usos e costumes das nossas gentes, mas sempre com o objectivo supremo de fazer a diferença. 

Amigos da Montanha @ 9-8-2013 17:42:07


?De uma forma clara, José Figueiredo tem espalhado sempre a mensagem da instituição apenas com divulgação da mesma. “Este meu projecto é fruto de muito empenho nas minhas horas livres, bem como de todos aqueles que nele acreditam e o apoiam. Durante estes últimos anos cheguei onde nunca pensei que iria chegar, já vi o meu projecto divulgado em meios onde nunca pensei chegar e vi o projecto ser apoiado por entidades que nunca pensei sequer chegar perto. Já saíram cerca de 70 notícias acerca do projecto e na Internet, na plataforma de divulgação do mesmo, já foi acompanhado nas várias viagens por cerca de 700 000 pessoas” refere José Figueiredo com a convicção de que também na viagem de 2013 poderá fazer a diferença para ajudar uma instituição de apoio social.

“Há três anos atrás nunca pensei que um simples empregado da construção iria conseguir marcar a vida de tanta gente”, diz com orgulho. Hoje, ao fim de três anos vê a pequena Juliana a brincar como uma criança normal e nada lhe “paga o prazer de ter contribuído para isso”, realça.

Olha para trás e lembra a forma como foi acolhido pelas crianças do Hospital Pediátrico UM LUGAR PRÓ JOÃOZINHO e, em 2012, de, para além de apoiar a ACREDITAR, ter ainda a oportunidade e o prazer de oferecer em conjunto com os Amigos da Montanha, associação à qual pertence, um dia único às crianças que travam uma luta inglória contra o cancro, vê-los por um dia esquecerem-se do sofrimento.

Este ano José Figueiredo, à semelhança dos outros anos, terá uma instituição para apoiar, desta vez a HELPO. A Helpo é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, sem fins lucrativos, de Direito Português, nascida a 26 de Novembro de 2004. É uma Organização laica e apolítica que leva a cabo programas de apoio continuados, projectos de assistência, ajuda humanitária, desenvolvimento comunitário, educação para o desenvolvimento e desenvolvimento humano em múltiplos países do hemisfério Norte e Sul do Mundo e que se serve, para a concretização das suas actividades, da colaboração dos seus parceiros, associados, funcionários, padrinhos e voluntários cuja motivação se coadune com a Missão, Visão e Valores da Organização.

Com partida de Tróia, a 8 de Agosto, durante 32 dias José Figueiredo irá ao encontro dos Caminhos de Santiago, das cidades, vilas e localidades que ao longo dos séculos têm sido pontos importantes de passagem para milhares de peregrinos a caminho de Santiago. Ao longo destes 32 dias irá divulgar a Helpo junto da população com entrega de folhetos alusivos ao projecto e à instituição, bem como junto da comunicação social.

A viagem tem vários pontos marcantes, mas José Figueiredo destaca, entre outros, a receção na Helpo de Cascais, a 19 de Agosto, e a passagem pela estação de S. Bento, no dia 28 de Agosto, que constituirá um dos momentos altos da viagem com a presença das crianças apoiadas pela Helpo.

O projecto Pedalar Com Alma conta com as parcerias dos Amigos da Montanha, da Helpo, do Projecto Um Lugar Pró Joãozinho, da White Foundation, da Companhia Vareira e da Remax Solidária, bem como de várias empresas e instituições que possibilitam concretizar esta iniciativa.

ETAPAS

1ª etapa-Setúbal-Sines-8 de Agosto-Quinta -feira

2ª etapa-Sines-Aljezur-9 de Agosto-Sexta-feira

3ª etapa-Aljezur-Vila do Bispo-Sábado

4ª-etapa-Cabo de S.Vicente-Portimão.-11 de Agosto

5ª-etapa-Portimão-Olhão-12 de Agosto

6ª-étapa-Olhão-Castro Marim-13 de Agosto

7ª-etapa-Castro Marim-Mértola-14 de Agosto

8ª-etapa-Mértola-Serpa-15 de Agosto

9ª-etapa-Serpa-Évora-16 de Agosto

10ª-etapa-Évora-Santarém-17 de Agosto

11ª-etapa-Santarém-Cascais-18 de Agosto Dia de descanso, visita há HELPO, divulgação do projeto-19 de Agosto

12ª-etapa-Cascais-Silveira-20 de Agosto

13º-etapa-Silveira-Lourinhã-21 de Agosto-etapa curta visita há associação Renasçer

14º-etapa-Lourinhã-Caldas da Rainha-22 de Agosto

15ª-etapa-Caldas da Rainha-Fátima-23 de Agosto Dia de descanso-24 de Agosto

16ª-etapa-Fátima-Ansião-Mealhada-25 de Agosto

17ª-etapa-Mealhada-Oliveira de Azeméis-26 de Agosto

18ª-etapa-Oliveira de Azeméis-Canelas-27 de Agosto

19ª-etapa-Canelas-Porto-etapa curta visita há HELPO, divulgação do projeto-28 de Agosto

20ª-etapa-Porto-S.Pedro de Rates-29 de Agosto

21ª-etapa-S.Pedro de Rates-Rúbiães-30 de Agosto

22ª- etapa-Rúbiães-Pontevedra-31 de Agosto

23ª-etapa-Pontevedra-Santiago de Compostela-1 de Setembro Dia de descanso em Santiago de Compostela-2 de Setembro

24ª etapa-Santiago de Compostela-Finisterra-3 de Setembro

25ª- etapa-Finisterra-Padrón-4 de Setembro

26ª-etapa-Padrón-Redondela- 5 de Setembro

27ª-etapa-Redondela-Caminha-6 de Setembro

28ª-etapa-Caminha-Marinhas-7 de Setembro

29ª-etapa-Marinhas-Paços do concelho de Barcelos-etapa final-8 de Setembro-(a confirmar)

Amigos da Montanha @ 9-8-2013 17:42:07


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que