37.º GP Internacional de Ciclismo de Torres Vedras: Victor de la Parte vence prólogo

O espanhol Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive) é o primeiro camisola amarela do 37.º Troféu Joaquim Agostinho – Grande Prémio Internacional de Torres Vedras, graças ao triunfo no prólogo, um contrarrelógio individual de 7,6 quilómetros, disputado em Torres Vedras.

UVP-FPC @ 11-7-2014 10:29:21

O corredor da equipa de Lourosa completou o percurso em 9m25s, à média de 45,829 km/h, batendo o russo Dmitry Shilov (Lokosphinx) apenas por 31 centésimos de segundo. O terceiro classificado foi outro corredor da Federação Russa, Sergey Shilov (Lokosphinx), que gastou mais 3 segundos do que os dois mais bem colocados.

“O percurso era muito rápido, o que exigia que fosse efetuado em força. O vento batia de frente na fase final, o que tornou o prólogo mais duro. Não parti com o objetivo declarado de vencer, queria, antes de tudo, avaliar o meu estado de forma, depois de algum tempo a treinar no duro. Vamos tentar levar a liderança até ao final. Se não for comigo, que seja através de um companheiro de equipa”, disse Victor de la Parte, momentos antes de subir ao pódio para envergar a Camisola Amarela Liberty Seguros.

Kirill Sveshnikov (Lokosphinx) é o outro corredor vitoriado na primeira jornada competitiva da prova, já que se trata do líder da juventude e portador da Camisola Laranja IPDJ. A Lokosphinx confirmou a preponderância da escola russa nos contrarrelógios, impondo-se coletivamente.

Amanhã corre-se a primeira etapa da prova, uma ligação de 170,3 quilómetros, com partida de Manique do Intendente às 11h45 e chegada ao Centro de Transportes Rodoviários de Sobral de Monte Agraço prevista para as 15h40.

A meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria. Durante a viagem, o pelotão vai ainda encontrar uma subida de primeira categoria, no Alto de Montejunto, ao quilómetro 110,5, e uma escalada de terceira categoria, na serra da Vila, quando estiverem percorridos 150,9 quilómetros. 


Classificação do Prólogo e Geral Individual

1.º Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive), 9m25s

2.º Dmitry Sokolov (Lokosphinx), mt

3.º Sergey Shilov (Lokosphinx), a 3s

4.º Gustavo César Veloso (OFM-Quinta da Lixa), a 4s

5.º Kirill Sveshnikov (Lokosphinx), a 5s

6.º Delio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa), a 6s

7.º Julien Loubet (GSC Blagnac Vélo Sport 31), a 10s

8.º Evgeny Shalunov (Lokosphinx), a 14s

9.º André Mourato (LA Alumínios-Antarte), mt

10.º Alberto Torres (Team Ecuador), a 16s 

UVP-FPC @ 11-7-2014 10:29:21