João Matias e Maria Martins em evidência

João Matias e Maria Martins destacaram-se no passado fim de semana no Troféu Internacional Bento Pessoa, disputado no Velódromo Nacional, Sangalhos, Anadia. O minhoto venceu as duas provas olímpicas em que participou, omnium e madison (esta em parceria com Diogo Narciso). A ribatejana foi a melhor no omnium feminino.

propedalar.com @ 19-12-2022 09:33:00

Maria Martins

Maria Martins

Maria Martins não deu hipótese à concorrência forasteira no concurso olímpico de omnium para a elite feminina. A corredora portuguesa foi a segunda no scratch e na corrida tempo, antes de vencer a eliminação.

Com este desempenho, entrou na corrida por pontos, a prova que tudo decide, no primeiro lugar da geral. E, na última corrida, fez uma imensa demonstração de força. Pontuou em seis dos oito sprints, vencendo os três últimos. Maria Martins fechou a prova com 144 pontos, mais 13 do que a espanhola Eukene Larrarte e mais 22 do que a mexicana Lizbeth Salazar.

No setor masculino a luta parecia apenas entre portugueses, mas o basco Xabier Mikel Azparren (Euskaltel-Euskadi) intrometeu-se na disputa do pódio durante a corrida por pontos.


Joao Matias

Joao Matias

Ainda assim, João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) comandou o concurso desde a prova inicial, triunfando com 149 pontos. Seguiram-se Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), com 132, e Xabier Mikel Azparren, com 118, graças às duas voltas que deu ao pelotão na corrida por pontos, o que lhe permitiu ultrapassar Diogo Narciso, que, em representação da Seleção, teve de contentar-se com o quarto posto.

O madison masculino também assistiu à superioridade dos corredores portugueses. A dupla formada por João Matias e Diogo Narciso impôs-se com 51 pontos, mais 14 do que Rodrigo Caixas e Daniel Dias. O austríaco Tim Wafler e o espanhol Rapahel Kokas formaram a equipa que encerrou o pódio, a 19 pontos dos vencedores.

O lituano Vasilijus Lendel dominou por completo o setor da velocidade, ganhando as disciplinas olímpicas de keirin e velocidade. Na primeira foi acompanhado no pódio pelo espanhol Alejandro Martínez e pelo italiano Luca Priore. Na velocidade Vasilijus Lendel antecipou-se a Luca Priore e ao francês Timmy Gillion.

Os juniores também competiram em Sangalhos. No setor masculino impuseram-se os espanhóis Pablo Lospitao, em Scratch, e Rodrigo Ruiz, em eliminação. Entre as juniores destacaram-se Marta Carvalho (Extremo Sul/Hotel Alísios/Cenmais), em eliminação, e Vanessa Montrichard (Cantanhede Cycling/VESAM).

propedalar.com @ 19-12-2022 09:33:00


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações