Mário Costa e Joana Monteiro coroados em Ansião

Taça de Portugal de Ciclocrosse

Mário Costa e Joana Monteiro, ambos da Axpo/FirstBike Team Vila do Conde, conquistaram  a edição de 2022 da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Impuseram-se também na quinta e última prova pontuável, disputada em Ansião.

propedalar.com @ 19-12-2022 16:30:59

Mário Costa

Mário Costa

Se entre a elite feminina a vencedora da Taça estava encontrada desde ontem, entre os masculinos Mário Costa precisava de confirmar o favoritismo em pista. E fê-lo na perfeição.

Mário Costa cortou a meta isolado, juntando, assim, a Taça de Portugal ao Campeonato Nacional, conquistado no início do ano. O corredor da equipa vilacondense chegou ao fim com 43 segundos de vantagem sobre Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e com 53 segundos à melhor sobre Vítor Santos (Axpo/FirstBIke Team/Vila do Conde).

A corrida de elite feminina teve em Joana Monteiro uma vencedora incontestável. A minhota ganhou todas as provas pontuáveis para a Taça de Portugal, dstanciando-se nesta última prova para deixar a colega de equipa Catarina Lopes a 4m01s e Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) a 5m16s.


Joana Monteiro

Joana Monteiro

Nas camadas jovens, os vencedores em Ansião foram também os melhores na classificação geral da Taça. Aconteceu com o sub-23 João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), com os juniores Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis) e com os cadetes Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Nos masters também assistimos ao triunfo em Ansião daqueles que conquistaram a Taça. A exceção aconteceu nas masters 40. Nesta corrida, ganhou Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), mas a geral foi para Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech).

Os restantes veteranos com razões pela celebrar são os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata, o masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

O calendário português de ciclocrosse termina com o Campeonato Nacional, que vai disputar-se e, Vouzela, no dia 15 de janeiro.

propedalar.com @ 19-12-2022 16:30:59


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações