Artur Mendonça à porta do top 10 no UCI Junior Series - XCO em Nové Město na República Checa

Artur Mendonça teve o melhor desempenho da Seleção Nacional na corrida do circuito mundial de juniores (UCI Junior Series) de cross country olímpico (XCO), disputada em Nové Město na Moravě, República Checa

propedalar.com @ 16-5-2022 15:06:00

Artur Mendonça

Artur Mendonça

O corredor algarvio terminou a corrida na 11.ª posição, depois de uma prova em que rodou quase sempre entre os sete primeiros. Artur Mendonça revelou qualidade, boa condição e ambição, mas acabou traído por uma quebra na fase final, que, na última volta, acabaria por atirá-lo para fora do top 10.

O vencedor foi o dinamarquês Gustav Pedersen, que cortou a meta isolado. O adversário mais próximo foi o alemão Paul Schehl, a 36 segundos, enquanto o terceiro foi o francês Nathan Cornillon, a 47 segundos. Artur Mendonça gastou mais 2m39s do que o vencedor.


Artur Mendonça

Artur Mendonça

Portugal contou com mais três representantes na corrida masculina. Tomás Gaspar foi 97.º, a 9m54s do vencedor, Guilherme Barros foi 104.º, a uma volta, e Rafael Sousa foi 126.º, a três voltas. Guilherme Barros foi vítima de uma queda e de um furo, enquanto Rafael Sousa furou as duas rodas.

Mariana Líbano foi a melhor portuguesa na corrida feminina, terminando na 40.ª posição, a 8m59s da vencedora, a suíça Monique Halter. Marta Carvalho também terminou na volta da primeira classificada, no 58.º lugar, a 11m18s. Além de Monique Halter, o pódio contou com a checa Simona Spesna, a 23 segundos, e com a alemã Antonia Weeger, a 41 segundos.

“De uma forma geral verifica-se alguma evolução dos nossos corredores. Estas participações são fundamentais para que consigam desenvolver-se. Levam daqui muitas lições e podem tirar ilações. Têm potencial, agora há que continuar a trabalhá-lo”, salienta o selecionador nacional, Pedro Vigário.

propedalar.com @ 16-5-2022 15:06:00


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações