António Morgado segundo na geral e rei dos trepadores na Corrida da Paz

António Morgado terminou na segunda posição a Corrida da Paz, prova da Taça das Nações de Juniores, disputada na Chéquia, vencida pelo alemão Emil Herzog. O português ganhou a classificação da montanha. 

propedalar.com @ 9-5-2022 18:16:25

António Morgado

António Morgado

Os derradeiros 96,4 quilómetros, com partida e chegada em Terezín, foram muito atacados, com várias movimentações, sobretudo nas colinas que pontuavam o trajeto. Essa alta intensidade de corrida reduziu o pelotão, mas não foi capaz de provocar mudanças no topo da classificação geral.

Aproveitando um dos raros momentos de acalmia, já nos últimos 5 quilómetros, o italiano Federico Savino e o checo Milan Kadlec destacaram-se e viriam a discutir a vitória na etapa. O italiano foi o mais rápido, atirando o corredor da casa para a segunda posição. O terceiro, encabeçando o primeiro pelotão, foi o estoniano Romet Pajur, 4 segundos depois do vencedor.

Gonçalo Tavares, 24.º, Daniel Lima, 28.º, e António Morgado, 36.º, chegaram integrados no primeiro grande grupo de 40 elementos.

O pódio da classificação geral não sofreu alterações face ao dia anterior. Emil Herzog sagrou-se vencedor, com 29 segundos de vantagem sobre António Morgado. O norueguês Jørgen Nordhagen fechou o pódio, a 35 segundos. Gonçalo Tavares foi o 13.º, a 2m54s, Daniel Lima terminou em 31.º, a 8m16s, Rúben Rodrigues fechou a prova em 52.º, a 25m55s, Tiago Santos estreou-se em 54.º, a 26m27s, e Tomás Mota concluiu a Corrida da Paz na 64.ª posição, a 27m56s.

O trabalho coletivo, além de contribuir para o resultado do chefe-de-fila, António Morgado, colocou a Seleção Nacional na quarta posição final da geral por equipas. António Morgado vestiu a camisola da montanha do primeiro ao último dia, subindo ao pódio como rei dos trepadores.

propedalar.com @ 9-5-2022 18:16:25


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações