Diogo Narciso quinto na prova de scratch do Mundial

Diogo Narciso foi esta quinta-feira o quinto classificado na prova de scratch do Campeonato do Mundo de Pista para Juniores, disputada em Frankfurt, Alemanha.

propedalar.com @ 16-8-2019 09:44:52

Diogo Narciso

Diogo Narciso

O corredor português viveu um dia intenso no velódromo de Oder, participando em duas provas de grande intensidade. Os 7,5 quilómetros da qualificação foram disputados à média de 56,962 km/h.  Os 10 quilómetros da final foram palco de uma corrida espectacular. Os ataques sucederam-se ao longo das 40 voltas.

Diogo Narciso esteve na frente numa altura em que o pelotão se partiu em dois, devido a essas movimentações. No entanto, não respondeu de imediato quando quatro corredores atacaram para ganhar uma volta ao pelotão e discutir entre eles as medalhas.

O representante da Equipa Portugal atacou, todavia, nas últimas cinco voltas, de modo a ser o melhor do pelotão. Com esta postura ativa a ofensiva, Diogo Narciso garantiu a quinta posição final. A vitória, à média de 54,628 km/h, foi para o dinamarquês Benjamin Hertz, seguido pelo colombiano Anderson Arboleda e pelo chileno Jacob Thomas Decar.

Com Diogo Narciso de regresso a Portugal, a representação lusa no Campeonato do Mundo de Pista fica exclusivamente a cargo de Daniela Campos. A jovem algarvia entra em ação às 9h00 de sexta-feira, no apuramento de omnium. Caso seja bem sucedida, competirá no concurso desta disciplina olímpica, entre as 10h30 e as 19h15.

O omnium é um conjunto de quatro provas, disputadas pela seguinte ordem: scratch, corrida tempo, eliminação e corrida por pontos. Nas três primeiras corridas, são atribuídos pontos mediante o lugar alcançado pelos corredores: 40 pontos ao primeiro, 38 ao segundo, 36 ao terceiro e assim sucessivamente.

Os ciclistas iniciam a corrida por pontos com os pontos obtidos pelo somatório dos resultados nas três provas anteriores. A corrida pontos desenrola-se normalmente e os pontos conseguidos na prova – sprints, voltas de avanço e voltas de atraso – são incorporados na classificação. A geral do omnium faz-se pela pontuação obtida por cada corredor no final da corrida por pontos.

propedalar.com @ 16-8-2019 09:44:52


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações