Grande Prémio do Minho: Bairrada impôs-se em Melgaço

A equipa da Bairrada venceu o contrarrelógio por equipas no arranque do 31º Grande Prémio do Minho. Em Melgaço, com a chuva a condicionar o desempenho dos corredores, o equilíbrio de forças deixou em aberto uma acesa disputa nas próximas etapas.

propedalar.com @ 26-7-2019 13:10:30

Destinado ao escalão de juniores e organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o 31º Grande Prémio do Minho conta com um pelotão de cerca centena e meia de ciclistas em representação de 24 equipas, 17 portuguesas, uma belga, uma colombiana e cinco espanholas.

Apesar de o prólogo não contar para a classificação geral individual, permitiu medir o pulso ao estado de forma dos participantes, sendo um aperitivo saboroso para o que falta de corrida, uma vez que revelou equilíbrio de forças.

Os bairradinos venceram o prólogo com o tempo de 9m42s. A seguir à Bairrada, as melhores equipas foram a belga ACROG/Pauwels Sauzen/Balen BC, a 3 segundos, a minhota Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact, a 4 segundos, e a colombiana Team Ingenieria de Vías/Monsalud, a 15 segundos.

As quatro primeiras formações foram as únicas que completaram a prova em menos de 10 minutos.

Henrique Queiroz, diretor desportivo da equipa Bairrada, explicou que a equipa “está no Grande Prémio do Minho para ganhar” e que “é muito crucial dar esta alegria aos patrocinadores”. “Era importante vestir a amarela. Não vai ser fácil ganhar porque o pelotão é muito forte, tem grandes equipas, mas estamos aqui para lutar pela vitória”, explicou o treinador

Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, considera que este tipo de eventos é muito positivo para o concelho. “Estas provas são muito importantes para Melgaço. Trazem dinamismo ao Município e à zona urbana. Movimentam a economia local e ajudam a mostrar o concelho”.

“É uma honra receber estas etapas do Grande Prémio do Minho. É uma prova de renome e temos aqui muitas equipas de topo do ciclismo - portuguesas e estrangeiras - e isto ajuda-nos a levar o nome de Melgaço mais longe”..

A primeira etapa em linha vai disputar-se nesta sexta-feira, ligando Guimarães (13h30) a Santo Antonino, Mesão Frio (15h24). Os 69,6 quilómetros terminam numa contagem de montanha de segunda categoria, prevendo-se uma primeira triagem para começar a definir a classificação geral.

Pelo meio os ciclistas vão encontrar três prémios de montanha: Fafe, Fareja e Santo Antonino, sendo esta de segunda categoria; e ainda duas metas volantes, situadas no Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (Souto St.ª Maria) - MV SCORE Tech – e na Póvoa de Lanhoso - MV Pormenor Building.

Narciso Diogo (Bairrada) partirá para a primeira em linha com a camisola amarela (Discover Melgaço), Daan Grosemans (ACR) com a camisola verde (SCORE -Tech), Daniel Dias (Seissa / KTM Bikeseven / Matias & Araújo / Frulact) com a camisola azul (Arrecadações da Quintã), Abner Umba (Team Ingenieria de Vias / Monsalud) com a camisola laranja (CISION) e Marco Marques (Tensai / Sambiental / Santa Marta) com a camisola branca (Universidade do Minho).

O 31º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Melgaço, Câmara Municipal de Guimarães, Câmara Municipal de Vieira do Minho, Discover Melgaço (Camisola Amarela), Score Tech (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Universidade do Minho (Camisola Branca), Junta de Freguesia de Mesão Frio - Guimarães, União das Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião, Fermir, Confeitaria Alvorada, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, AFAcycles, Guimarpeixe, Café Bogani, Auto Terror, Centro de Estágios de Melgaço, Workview, Jopedois, RS Bikes, Roda na Frente e Correio do Minho (jornal oficial).

31º GRANDE PRÉMIO DO MINHO - 25 a 28 de julho de 2019

RESUMO DAS ETAPAS

1ª etapa - Sexta-feira, 26 de julho de 2019

Guimarães > Santo Antonino (Mesão Frio) - 69,6 kms

Partida: 13h30 - Largo da Mumadona (Guimarães)

Chegada: 15h24 - Santo Antonino (Mesão Frio - Guimarães)

Metas Prémio da Montanha

• Fafe (3ª catª) - Km 58,6 (melhor horário: 15h07) - MM Arrecadações da Quintã

• Fareja (3ª catª) - Km 65,3 (melhor horário: 15h18) - MM Arrecadações da Quintã

• Santo Antonino (2ª catª) - Km 69,6 (melhor horário: 15h24) - MM Arrecadações da Quintã

Metas Volantes

• Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (Souto Stª Maria) - Km 15,7 (melhor horário: 13h59) - MV SCORE Tech

• Póvoa de Lanhoso - Km 26 (melhor horário: 14h16) - MV Pormenor Building

2ª etapa - Sábado, 27 de julho de 2019

Vieira do Minho > Vieira do Minho - 97 kms

Vieira do Minho - Terra de Encantos

Partida: 13h00 - Avenida Barjona de Freitas (Vieira do Minho)

Chegada: 15h33 - Avenida Barjona de Freitas (Vieira do Minho)

Metas Prémio da Montanha

• Serradela (1ª catª) - Km 43,4 (melhor horário: 14h08) - MM Arrecadações da Quintã

Metas Volantes

• Vieira do Minho (passagem pela meta) - Km 19,3 (melhor horário: 13h30) - MV SCORE Tech

• Vieira do Minho (passagem pela meta) - Km 75,1 (melhor horário: 14h58) - MV SCORE Tech

3ª etapa - Domingo, 28 de julho de 2019

Melgaço > Castro Laboreiro  (Melgaço) - 105,6 kms

Melgaço - O destino de natureza mais radical de Portugal

Partida: 12h10 - Avenida da Inês Negra (junto à Câmara Municipal de Melgaço)

Chegada: 15h01 - Castro Laboreiro (Melgaço)

Metas Prémio da Montanha

• Variante Melgaço (3ª catª) - Km 9,1 (melhor horário: 12h29) - MM Arrecadações da Quintã

• Variante Melgaço (3ª catª) - Km 40,9 (melhor horário: 13h19) - MM Arrecadações da Quintã

• Fiães (1ª categoria) - Km 72,8 (melhor horário: 14h09) - MM Arrecadações da Quintã

• Castro Laboreiro (1ª catª) - Km 105,6 (melhor horário: 15h01) - MM Arrecadações da Quintã

Metas Volantes

• Alvaredo - Km 19,1 (melhor horário: 12h45) - SCORE Tech

• Melgaço - Km 31,3 (melhor horário: 13h04) - SCORE Tech

• Alvaredo - Km 50,9 (melhor horário: 13h35) - SCORE Tech

propedalar.com @ 26-7-2019 13:10:30