Grande Prémio Jornal de Notícias Leilosoc: Leangel Linarez vence segunda etapa

O venezuelano Leangel Linarez (Kuota/Construciones Paulino) ganhou esta quinta-feira a segunda etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma viagem de 178,4 quilómetros, entre Viana do Castelo e Ovar, disputada sob chuva e vento muito forte. Rafael Reis (W52-FC Porto) continua de amarelo.

propedalar.com @ 7-6-2019 09:50:00

As temperaturas baixas, a chuva e o frio marcaram uma jornada que terminou com uma emocionante disputa ao sprint, na longa reta da meta ovarense. O venezuelano Leangel Linarez, da equipa amadora espanhol Kuota/Construciones Paulino foi o mais forte, relegando Rafael Silva (Efapel) para o segundo posto e João Matias (Vito-Feirense-PNB) para o terceiro lugar.

Os primeiros quilómetros foram animados, com várias mudanças da situação de corrida. A fuga do dia só viria a ganhar corpo com cerca de 60 quilómetros percorridos, na aproximação à subida de primeira categoria para o alto da Senhora da Assunção, Santo Tirso.

No sopé da montanha saíram do pelotão Nuno Meireles (Aviludo-Louletano), Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista), Jesús Nanclares (Miranda-Mortágua), Jacobus Jooste (JV Perfis/Gondomar Cultural) e Paulo Silva (Fortunna/Maia). Os quatro primeiros persistiram na aventura, enquanto o famalicense da equipa maiata apenas tratou de pontuar nas duas primeiras montanhas, para defender a camisola de melhor trepador, sendo depois alcançado.


Rafael Reis

Rafael Reis

A fuga chegou a ter uma vantagem superior a sete minutos e meio, mas a Efapel, a W52-FC Porto e a Vito-Feirense-PNB aumentaram o ritmo no pelotão, anulando a iniciativa a 13 quilómetros do final, de modo a que houvesse a prognosticada disputa ao sprint, que nada mudaria na classificação geral.

Rafael Reis continua no topo da tabela, tendo 3 segundos de vantagem sobre Joni Brandão (Efapel), que recuperou 1 segundo com a bonificação na primeira meta volante do dia. Daniel Mestre (W52-FC Porto) é terceiro, a 5 segundos.

Leangel Linarez assumiu o primeiro lugar na classificação por pontos, Paulo Silva (Fortunna/Maia) segurou a camisola da montanha, Rafael Lourenço (UD Oliveirense/InOutBuild) passou para a frente na juventude e nas metas volantes. Hugo Nunes foi eleito o mais combativo do dia.

Na sexta-feira  é dia de jornada dupla. O pelotão vai partir às 10h00 do Cais de Gaia para uma tirada de 70,6 quilómetros que termina na Avenida 25 de Abril, na mesma cidade, antes do meio-dia. Às 17h00 inicia-se na marginal de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, o segundo setor da terceira etapa, um contrarrelógio por equipas de 9,6 quilómetros.

propedalar.com @ 7-6-2019 09:50:00