Fiona Hunter-Johnston isola-se na liderança da Taça de Portugal

Fiona Hunter-Johnston venceu pela segunda vez em três provas disputadas na Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. Em Arruda dos Vinhos, corredora britânica da equipa Campinense-Velo Performance impôs-se folgadamente à colega de equipa Jo Tindley. Raquel Queirós foi terceira classificada

propedalar.com @ 29-4-2019 12:32:01

A britânica Fiona Hunter-Johnston, vencedora em título da Taça de Portugal Feminina, forneceu mais uma pedalada à eventual revalidação vitoriosa no troféu ao conquistar, em Arruda dos Vinhos, a segunda vitória em três provas disputadas da atual edição da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. O triunfo da corredora da equipa Campinense-Velo Performance, que faz alinhar nas corridas nacionais diversas atletas de origem britânica, aumentando o nível competitivo do troféu, foi alcançado de forma folgada - com 4m31s de avanço sobre a segunda classificada - e com o apoio do coletivo, dado que mais duas suas colegas de equipa terminaram classificadas nos primeiros lugares.

A corrida de 68,7 quilómetros, disputada na freguesia de S. Tiago dos Velhos, foi disputada em circuito de seis voltas, tendo Fiona Hunter-Johnston cumprido a distância em 2h07m52s, à média de 32,2 km/h. A compatriota e colega de equipa Jo Tindley foi segunda classificada disputando a posição diante da Raquel Queirós (Quinta das Arcas / Jetclass / Xarão), terceira classificada, com o mesmo tempo.


Depois de cumpridas as etapas de Albufeira, Palmela e Arruda dos Vinhos, o ranking da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa é liderado por Fiona Johnston (Campinense-Velo Performance) com 135 pontos. A sub-23 Lauren Dolan (Team Rytger), vencedora da segunda etapa e ausente dos pontos em Arruda dos Vinhos, soma 85 pontos enquanto que Jo Tindley (Campinense-Velo Performance) é a terceira posicionada com 60 pontos. Raquel Queirós, na quarta posição, com 40 pontos é a primeira portuguesa da tabela.

As corridas de Arruda dos Vinhos - as juniores percorreram 45,8 quilómetros, as cadetes e as masters somaram 34,4 quilómetros - serviram, nas categorias de Cadetes e de Juniores, para confirmarem o estatuto das atuais líderes do troféu nestas categorias. A cadete Beatriz Roxo (Maitos) somou a terceira vitória em três disputadas no troféu tal como a júnior Daniela Campos (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ).


Nas categorias Master, Inês Trancoso (Maitos), em Master 30, somou a segunda vitória em três provas disputada, tal como a colega de equipa Rita Reis, em Master 40, tendo ambas aproveitado a etapa de Arruda dos Vinhos para se isolarem no ranking da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. Na categoria Master 50, Cristina Gonçalves (Bike & Nutrition Shop) foi batida por Maria Jesus (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ) em S.Tiago dos Velhos mas permanece no comando da classificação da Taça de Portugal.

Na classificação por equipas, a liderança coletiva pertence à formação nortenha dos Maiatos. A quarta e penúltima prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa decorre a 25 de maio.

propedalar.com @ 29-4-2019 12:32:01