14/4/2019 a 14/4/2019 Moreira de Cónegos regressa às competições de BTT Cross Country Olímpico

Moreira de Cónegos recebe no próximo domingo a segunda prova do Campeonato do Minho BTT XCO - SCORE Tech com a realização do 1.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Farmácia Pereira da Silva, prova organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Morávia- Associação Juvenil de Moreira de Cónegos.

propedalar.com @ 12-4-2019 14:05:00

A prova de domingo marca o regresso do Cross Country Olímpico a Moreira de Cónegos, vila que recebe, desde 2006, alguns eventos importantes do BTT, como foram os casos do Campeonato Nacional de XCO em 2011 e do XCO Internacional de Moreira de Cónegos - Troféu Objectivo 2012, competição que contribuiu para a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres, entre outras competições.

. Aliás, é também em função do historial de Moreira de Cónegos no BTT que a Morávia decidiu apostar no regresso da prova à vila vimaranense como explicou Rui Pinto, responsável da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos: “O 1º BTT Trilhos Cónegos surge porque temos um histórico de provas de BTT. Parámos alguns anos devido aos custos financeiros envolvidos mas este ano voltamos e com vontade de impulsionar o BTT e de dar seguimento à prova nos próximos anos, vamos ver se conseguimos estar presentes no calendário do Minho”.

O grande objetivo da Morávia, segundo Rui Pinto, “divulgar a modalidade a toda a comunidade e proporcionar um dia de espetáculo para todas as pessoas que queiram participar ou assistir”.

Para este 1º BTT Trilhos Cónegos, a Morávia conta com um circuito com boas condições e que já em provas anteriores foi considerado dos melhores: “o circuito é bem composto e já em anos anteriores foi considerado um dos melhores”, por isso, refere Rui Pinto “acredito que a adesão, de atletas e público, vai ser grande”. “Contamos, como nas provas anteriores, com bastante adesão de atletas e também muita gente a assistir. Vai ser um dia espetacular e de grande movimento na vila de Moreira de Cónegos”, afirmou Rui Pinto.

O programa do do 1.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Farmácia Pereira da Silva, segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech, começará às 10 horas com o início das provas de Pupilos/Benjamins e Iniciados. Às 11 horas começará a prova de Infantis e Juvenis. A cerimónia protocolar de Escolas está marcada para as 12 horas.

Pelas 13 horas começará a prova para cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 14h30 a corrida elites, sub23, juniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 16h00.

O 1º BTT Trilhos Cónegos conta com o apoio do Município de Guimarães, Farmácia Pereira da Silva, Federação Portuguesa de Ciclismo, Score Tech, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cision, Arrecadações da Quintã, POPP Design e AFAcycles.

O ano de 2019, com a realização do 1º BTT Trilhos Cónegos, assinala o regresso do BTT Cross Country Olímpico à vila vimaranense de Moreira de Cónegos e novamente numa organização conjunta da Associação de Ciclismo e da Morávia.

Depois de três edições da prova de Moreira de Cónegos integradas no Campeonato do Minho de BTT (2006, 2007 e 2008), a vila vimaranense acolheu em 2011 o Campeonato Nacional de BTT XCO em que o atleta olímpico David Rosa e Irina Coelho foram os vencedores em elites. Nessa competição, quatro títulos de Campeão Nacional, quatro de Vice-Campeão e três terceiros lugares foi o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho. Joana Monteiro (juniores), Joana Barbosa (sub 23), Sérgio Valente (veteranos A) e Rui Lavarinhas (veteranos B ) foram os minhotos que conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - XCO em Moreira de Cónegos.

No ano seguinte Moreira de Cónegos recebeu o XCO Internacional de Moreira de Cónegos - Troféu Objetivo 2012, competição que contribuiu para a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres. David Rosa e Lucia Vazquez Crespo foram os vencedores em elites.

Em 2010 Moreira de Cónegos recebeu o final da última e decisiva etapa da 5ª Volta a Portugal de Juniores. João Leal (Crédito Agrícola/Alcobaça) sagrou-se vencedor da competição tendo Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP) triunfado na última etapa que ligou Guimarães a Moreira de Cónegos, numa etapa com a extensão de 96,6 quilómetros que começou no Multiusos de Guimarães.

propedalar.com @ 12-4-2019 14:05:00