Tour de l’Espoir: Francisco Campos vence etapa nos Camarões

O português Francisco Campos impôs-se ao sprint, na segunda etapa do Tour de l’Espoir, prova da Taça das Nações de Sub-23, que decorre nos Camarões até sábado.

propedalar.com @ 5-2-2019 18:04:26

A segunda etapa da corrida, primeira tirada em linha, teve partida e chegada em Douala e uma extensão de 101,2 quilómetros. Uma fuga numerosa agitou a viagem, obrigando as equipas com pretensões a uma chegada ao sprint a trabalho árduo. Foi o caso do coletivo português.

O trabalho da Equipa Portugal deu frutos, uma vez que o sprinter da formação não deu hipóteses à concorrência. Francisco Campos acelerou para a vitória, ao cabo de 2h09m56s de corrida, o mesmo tempo do segundo e do terceiro classificados, o eritreu Natanael Tesfatsion e o japonês Shoi Matsuda, respetivamente.

O pelotão principal chegou segmentado por vários “cortes”. Miguel Salgueiro foi 30.º e Gonçalo Carvalho foi 39.º, ambos a 2 segundos do vencedor. Os restantes elementos da Equipa Portugal cederam 12 segundos para os primeiros da jornada, com Jorge Magalhães no 43.º lugar, Pedro Miguel Lopes na 51.ª posição e Gonçalo Leaça no 54.º posto.

A classificação geral continua marcada pelo contrarrelógio coletivo da primeira etapa. Comanda o eritreu Natanael Mebrahtom, seguido por três compatriotas. O melhor português é Miguel Salgueiro, 10.º, a 28 segundos, o mesmo tempo de Gonçalo Carvalho, 11.º classificado. Seguem-se Francisco Campos, 12.º, a 36 segundos, Jorge Magalhães, 13.º, Pedro Miguel Lopes, 14.º, e Gonçalo Leaça, 15.º, os três a 38 segundos.

A terceira tirada, a disputar nesta quarta-feira, é a etapa-rainha, apesar de contar apenas 66,8 quilómetros, entre Nkongsamba e Dschang. A 6800 metros da meta está colocado um prémio de montanha, que resulta de uma subida de 9,3 quilómetros a 7,6 por cento de inclinação média, oportunidade de ouro para os melhores trepadores tentarem dar a volta à classificação geral.

propedalar.com @ 5-2-2019 18:04:26