David Martins venceu o 9º BTT DHI Penha

O Campeão do Mundo Universitário de Down Hill, o vimaranense David Martins, venceu em elites o 9º BTT DHI Penha, sexta e última etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION de 2018. Na pista vimaranense, com um traçado renovado, também venceram Ana Leite (elites femininas), Rui Freitas (cadetes), Victor Mariño (juniores), Pedro Bessa (master 30), Paulo Abreu (master 40), Antero Oliveira (master 50) e o Desportivo Jorge Antunes (equipas). Gemma Chapela e Rui Domingues foram os melhores na vertente de promoção.

propedalar.com @ 30-10-2018 15:13:04

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, o 9º BTT DHI Penha foi a sexta e última prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION. A competição, disputada na presença de muito público, teve início junto ao Mini Golfe da Penha, numa pista de Down Hill onde se destaca a paisagem verdejante, fortemente pontuada pela imponência do granito e recantos singulares. A pista de Down Hill da montanha da Penha sofreu algumas alterações para receber a última etapa do Campeonato do Minho BTT DHI – CISION, em que participou mais de uma centena de pilotos portugueses e espanhóis. O Campeão do Mundo Universitário de BTT Down Hill, o vimaranense David Martins, assim como o terceiro classificado na mesma competição mundial, o também vimaranense João Pereira, foram dois dos pilotos que marcaram presença na prova que foi disputada pelos melhores atletas da vertente mais radical do ciclismo.

Depois de uma descida na qualificação em que ficou em terceiro lugar, David Martins (Getpro / Linhas Afemar / Torcatense) arrancou para a última manga determinado em vencer a prova da Penha na categoria de elires, tendo obtido o melhor registo de tempo absoluto e o único inferior a 2 minutos (1:58.933). Rui Teixeira e André Silva, ambos da formação vimaranense Mibilbanho / Bike House DH Team, terminaram, respetivamente, nas segunda e terceira posições do pódio. Os irmãos João e José Pereira (Getpro / Linhas Afemar / Torcatense) alcançaram o quarto e quinto lugares na descida final.

Ana Leite (Enduro BTT Braga) venceu em elites femininas.

Em juniores o vencedor foi o Victor Mariño (X Bikes C.C.), terminando nas posições seguintes Pedro Fernandes (Getpro / Linhas Afemar / Torcatense) e Pedro Pereira (Mibilbanho / Bike House DH Team).

O pódio de cadetes foi preenchido por Rui Freitas (Desportivo Jorge Antunes) e por Martim Gonçalves e João Baptista, ambos da Mibilbanho / Bike House DH Team.

Nos escalões de master triunfaram Pedro Bessa (BTT Pandilhas a Monte) em master 30 e os vimaranenses Paulo Abreu (Enduro BTT Braga) e Antero Oliveira (Mibilbanho / Bike House DH Team).

A espanhola Gemma Chapela e Rui Domingues foram os melhores pilotos da promoção na descida da pista da montanha da Penha.

A formação Desportivo Jorge Antunes foi a equipa vencedora, secundada pela Mibilbanho / Bike House DH Team e pela Getpro / Linhas Afemar / Torcatense.

O 9º BTT DHI Penha teve o apoio das seguintes entidades: Município de Guimarães, Irmandade da Penha, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, AFAcycles, Salvaggio, www.sportchip.net e Hotel ibis - Guimarães.

Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho serão entregues em Guimarães, no dia 24 de novembro, aquando da 10ª edição da Gala da Associação de Ciclismo do Minho.

Na iniciativa, a promover no Auditório da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães), serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2018 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. De igual modo, serão entregues os prémios finais do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de BTT XCO - Raiz Carisma, Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, Campeonato do Minho de BTT XCM - AFA Cycles e das Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e de BTT XCO - Raiz Carisma.

O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada será livre (até ao limite da capacidade do espaço).

propedalar.com @ 30-10-2018 15:13:04