Open de Portugal de Trial Bike

Arranca no próximo sábado, em Braga, o 1º Open de Portugal de Trial Bike que decorrerá até 12 de Outubro.

ACM - Associação de Ciclismo do Minho @ 23-9-2013 11:04:44


Depois da disputa do Campeonato Regional do Minho de Trial Bike, em maio passado em Fafe, a competição de Trial Bike regressa com o Open de Portugal de Trial Bike que integrará provas em Braga (28 de Setembro), Felgueiras (5 de Outubro) e Penha - Guimarães (12 de Outubro).

Sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo, o Open de Portugal de Trial Bike é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, SoPedal.com e Bicicleta Clube de Felgueiras, antecedendo o Campeonato Nacional que se disputará no penúltimo fim-de-semana de outubro em Santarém.

Berço do Trial Bike nacional, o Minho acolhe o 1º Open de Portugal depois de ter organizado anteriormente o primeiro Campeonato Nacional (2010), diversas provas da Taça de Portugal e o 1º Campeonato Regional do Minho desta vertente do ciclismo.

As três provas do Open de Portugal terão início às 14 horas e serão abertas à participação de atletas das categorias de competição e de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção, estando prevista a presença dos melhores atletas da especialidade.

A primeira etapa do Open de Portugal será disputada em Braga, no centro histórico da cidade (início na Praça do Município), no dia 28 de Setembro (sábado), prosseguindo a competição no dia 5 de outubro (sábado) em Felgueiras na zona desportiva daquela localidade. A última prova do Open de Portugal será disputada na Penha (Guimarães), nas imediações do Santuário, no dia 12 de Outubro (sábado).

O Open de Portugal de Trial Bike tem o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Câmara Municipal de Braga, Câmara Municipal de Felgueiras, Irmandade da Penha, Cision, Inoxtubo, Reclamos Vitória, Embalagens Gonçalves, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Bike Magazine (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto.

A última competição de Trial Bike da época desportiva de 2013 foi o Campeonato Regional do Minho de Trial Bike - Cision que consagrou em Fafe José Sequeira (elites), Susana Martins (femininos), Jorge Ferreira (nível 3), Vítor Feio (nível 2) e Bruno Gonçalves (nível 1).

O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.

O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.

ACM - Associação de Ciclismo do Minho @ 23-9-2013 11:04:44


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações