Êxito no 3º Passeio de Bicicleta - Policiamento de Proximidade
Mais de uma centena de pessoas participou no 3º Passeio de Bicicleta - Policiamento de Proximidade promovido em Guimarães pela Polícia de Segurança Pública com apoio da Associação de Ciclismo do Minho, das 12 freguesias da área de jurisdição da PSP e da Liberty Seguros.
ACM - Associação de Ciclismo do Minho @ 20-7-2015 17:05:56
A iniciativa, de participação gratuita, assumiu um cariz solidário, tendo os participantes sido convidados a oferecer bens alimentares que reverteram para instituições de cariz social. No final foram sorteados diversos prémios oferecidos pelos parceiros da organização, tendo a Associação de Ciclismo do Minho (ACM) presenteado os agentes da PSP que integram a Ciclo Patrulha de Guimarães com uma filiação de lazer na Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), passando estes a estar também abrangidos pelo seguro desportivo (acidentes pessoais e responsabilidade civil) e a beneficiar de todas as vantagens de estarem filiados na FPC através da ACM.
Com um balanço muito positivo, o 3º Passeio de Bicicleta - Policiamento de Proximidade procurou promover o convívio entre os habitantes dos bairros sociais, etnias e culturas diferentes e combater a exclusão social, estando já a ser pensada a próxima edição da iniciativa. O agente José Costa, da PSP de Guimarães, destacou o facto de cerca de metade dos participantes na iniciativa serem moradores dos bairros sociais da cidade. Os ciclistas que circularam durante toda a manhã na zona urbana vimaranense contribuíram com a doação de alimentos para o Centro Juvenil de São José, instituição de acolhimento de crianças e jovens que está a comemorar o centenário.
Os participantes percorreram cerca de 25 quilómetros num percurso de dificuldade baixa, com paragens nas 12 freguesias da área de jurisdição da PSP de Guimarães. O Largo do Toural foi local de partida e chegada dos ciclistas. Além da colaboração na organização de Passeios de Bicicleta - Policiamento de Proximidade em Guimarães e em Braga, a Associação de Ciclismo do Minho tem cooperado com MIPP da PSP de Guimarães noutras iniciativas. Em 2012, por exemplo, associou-se à festa de encerramento do Torneio de Futsal Policiamento de Proximidade em que participaram equipas oriundas dos Bairros Sociais da Feijoeira e de Nossa Senhora da Conceição, promovendo uma exibição de Trial Bike com os melhores atletas desta vertente do ciclismo.
Recorde-se que em maio último, a PSP iniciou o patrulhamento das zonas mais sensíveis da cidade de Guimarães com patrulhas ciclistas, uma proposta que a Associação de Ciclismo do Minho havia formulado à Polícia de Segurança Pública em 2012. A criação de um sentimento de segurança junto da população, nomeadamente idosos e comerciantes, é um dos resultados não mensuráveis do policiamento de proximidade, apeado ou em bicicleta, realizado pela PSP.
O MIPP - Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade da PSP é um programa que tem como objetivo geral efetuar policiamento de proximidade e visibilidade junto da comunidade, com o intuito de garantir a segurança de pessoas e bens.
ACM - Associação de Ciclismo do Minho @ 20-7-2015 17:05:56
Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações