Volta a Portugal de Cadetes: Tiago Antunes vence à campeão

Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau) conquistou hoje a 6.ª Volta a Portugal de Cadetes, graças a uma actuaçãoexemplar na última etapa, uma ligação de 69,1 quilómetros, entre Terras de Bouro e Fafe, que ganhou isolado.

UVP-FPC @ 11-8-2013 10:17:59

Tiago Antunes

Tiago Antunes

O ciclista da equipa ribatejana completou a dura tirada, percorrida sob um calor tórrido, em 2h05m16s, à média de 33,097 km/h, deixando o segundo classificado, campeão nacional de cadetes em 2012, Marcelo Salvador (CA Farma/Belalgas/Mato Cheirinhos), a 40 segundos, e o terceiro, Jorge Magalhães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), a 1m23s. 
Na geral, Tiago Antunes concluiu a Volta a Portugal de Cadetes com uma vantagem de 59 segundos sobre Marcelo Salvador e com uma diferença de 1m40s relativamente a Jorge Magalhães, segundo e terceiro, respectivamente. O anterior camisola amarela, André Carvalho (EC Venceslau Fernandes/EC Carlos Carvalho) não resistiu aos ataques da concorrência e, sem equipa capaz de defender a liderança, acabou a prova no quinto lugar da geral individual, a 2m43s do vencedor.
 
A vitória do corredor natural do Bombarral, actual campeão nacional de contrarrelógio, começou a desenhar-se ainda antes do quilómetro 10, quando, na primeira montanha da viagem, o seu colega de equipa Diogo Duarte integrou um grupo de quatro fugitivos com a intenção de, mais adiante, ajudar Tiago Antunes, quando este saísse do pelotão. Isso não tardou, pois o bombarralense atacou na segunda subida do dia, com cerca de 17 quilómetros percorridos.
 
O grupo de escapados não mais foi alcançado pelo pelotão, tendo Tiago Antunes o discernimento necessário para perceber qual seria o melhor momento para se isolar dos companheiros de ocasião. Fê-lo já nos últimos 5 quilómetros, na subida para Golães. “Ontem fiz quinto e hoje sabia que, se quisesse vencer, teria de atacar. Como nada tinha a perder foi o que fiz, com a ajuda da minha equipa, a quem dedico o triunfo”, explicou Tiago Antunes, 16 anos, estudante do 11.º ano, que sonha ser ciclista profissional e que tem como ídolo o espanhol Samuel Sánchez, “pela sua forma de correr”.
 
O CC José Maria Nicolau impôs-se em toda a linha, já que, além da vitória individual, alcançou o triunfo colectivo. Pedro Preto (EC Venceslau Fernandes/EC Carlos Carvalho) ganhou a camisola dos pontos, Álvaro Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea) foi o melhor trepador e Fábio Silva (CC Avidos/Metalização A. Lemos) foi o melhor cadete de primeiro ano.

UVP-FPC @ 11-8-2013 10:17:59

Galeria de fotos