José Dias venceu o 3º BTT XCO Torcatense

A Vila de São Torcato, em Guimarães, recebeu o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo que consagrou José Dias e Ana Rita Vale (elites), Aurélio Reis (master A), Rui Lavarinhas (master B+C), João Santos (juniores), António Azevedo e Daniela Araújo (cadetes).

ACM - Associação de Ciclismo do Minho @ 29-7-2013 12:28:53

Décima etapa do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country – Inoxtubo, o 3º BTT XCO Torcatense foi organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo BTT Torcatense, fazendo confluir muitos atletas e muito público às imediações do Mosteiro de São Torcato.

José Dias (Focus / Casa do Povo de Retorta), depois de na semana anterior ter ganho o 7º BTT XCO de Felgueiras, somou em São Torcato um novo triunfo do campeonato, cimentando a liderança da competição quando esta entra na fase decisiva para a definição das classificações finais e para a atribuição dos títulos de campeões do Minho. O espanhol Alberto Estevez (Bici Verde, C.C.) foi o segundo em São Torcato e Jacinto Fiúza (Batotas/ADN Bike Ponte de Lima) o terceiro, não tendo Rúben Nunes (ASC / Bike Zone), Campeão do Minho em título e segundo classificado na geral, ido além do 10º lugar.

Ana Rita Vale (Batotas/ADN Bike Ponte de Lima) foi a surpresa da corrida feminina ao alcançar o primeiro lugar e a primeira vitória no campeonato, aproximando-se assim da líder da classificação geral, Ilda Pereira (BTT Torcatense / Liberty Seguros / Quer). A competir “em casa”, Ilda Pereira (Campeã em título) terminou a prova em segundo e Leandra Gomes (Bragactive / Focus Team) em terceiro.

Aurélio Reis (Haibibe / Soniturismo / Bikeworld), em master A, regressou em São Torcato às vitórias (segunda este ano), superiorizando-se ao Campeão em título e primeiro da geral, Fábio Angiolucci (Rodabike/ACRG/Gondomar) e a António Rocha (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) que terminou em terceiro.

Depois de na semana passada ter conquistado o título de Campeão Nacional de BTT Maratonas, Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) esteve em São Torcato para somar a quinta vitória no Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country – Inoxtubo em master B+C, estando agora mais perto do primeiro lugar. Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi segundo classificado e Abel Machado (ASC / Bike Zone) o terceiro, mantendo-se este último na liderança da competição.

Em juniores, João Santos (N.D. Trvanca/Bicicletas Andrade) foi o melhor no 3º BTT XCO Torcatense, seguindo-se na classificação o líder do campeonato, Tiago Amorim (SaertexPortugal/Edaetech/Lavarinhas), e Fábio Abreu (JUM Marinhas/Sanitop/KTM).

António Azevedo (Escola Tomatubikers Famalicão) venceu em cadetes, reforçando o primeiro lugar do campeonato, enquanto João Antunes (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) terminou em segundo e João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) em terceiro. Nesta categoria mas em femininos, Daniela Araújo (Haibibe / Soniturismo / Bikeworld) deu um passo importante para a conquista d o título regional ao somar novo triunfo. Eduarda Oliveira (BTT Braguinhas/Padim da Graça) foi segunda em São Torcato e Diana Ferreira (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) a terceira.

Nuno Costa (JUM Marinhas/Sanitop/KTM) venceu em juvenis, João Cepa (JUM Marinhas/Sanitop/KTM) em infantis, Hugo Ferreira (individual) em iniciados e Paulo Cêpa (JUM Marinhas/Sanitop/KTM) em promoção. Devido à realização no encontro nacional, os escalões de escolas não pontuaram para o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country – Inoxtubo.

Coletivamente o 3º BTT XCO Torcatense foi ganho pela Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas e pela JUM Marinhas/Sanitop/KTM (escolas).

O 3º BTT XCO Torcatense teve o apoio da Junta de Freguesia de São Torcato, Inoxtubo, Cision, Reclamos Vitória, Tempo Livre, Bike Magazine (revista oficial) e Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM).

São Torcato é uma freguesia do concelho de Guimarães que se caracteriza por ser genuinamente rural mas com um marcado desenvolvimento.

A Vila de S. Torcato situa-se a 6 kms da cidade de Guimarães sendo uma das mais importantes vilas do concelho de Guimarães por se centralizar perante um conjunto de freguesias: Atães, Aldão, Gominhães, Gonça, Selho S. Lourenço, Rendufe, S. Torcato, Arosa, Castelões e Mesão Frio.

Com património e tradições peculiares preservadas – nomeadamente, o folclore e as festas que ali decorrem durante todo o ano - a devoção para com o santo padroeiro, São Torcato, destaca-se como elemento fundamental componente religiosa da freguesia. Aliás, o seu orago é o próprio São Torcato, cujas relíquias (o seu corpo conservado, segundo a expressão popular, incorrupto) são veneradas no santuário de São Torcato, situado na freguesia.

Elevada a vila em Junho de 1995, a freguesia constituiu, até ao início do século XIX, o couto de São Torcato.

A 20 de Junho de 1049, o couto de São Torcato foi dado ao Mosteiro de Mumadona, então conhecido pelo Mosteiro de Guimarães, pelo Rei D. Fernando e pela sua esposa a Rainha D. Sancha. Em 1173, o Mosteiro de São Torcato foi desanexado da Colegiada e nesse mesmo ano em Abril, o Rei D. Afonso Henriques dou carta de couto ao prior de São Torcato, D. Paio. 

O Papa Inocêncio V, a 15 de Maio de 1276, conferiu por Bula o Mosteiro de São Torcato sobe a regra de Santo Agostinho. Esta Bula permite saber nos dias de hoje, que o mosteiro possuía a Igreja de Santo Emilião de Riba D´Ave e terras dos bispados de Braga, Porto, Lamego e Viseu.

Sabe-se ainda, através de uma carta passada pelo rei D. Afonso IV, que o Couto de São Torcato foi judiciado em 1836 ao Mosteiro de São Torcato.

A próxima prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country – Inoxtubo será o 15º BTT XCO ACRAP a disputar no dia 1 de setembro Proselo (Arcos de Valdevez). Entretanto, no dia 4 de agosto será realizada a Maratona BTT de Guimarães – Cidade Europeia do Desporto, iniciativa promovida no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto” e integrada na Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória.

ACM - Associação de Ciclismo do Minho @ 29-7-2013 12:28:53


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações