Rui Lavarinhas e a Saertex Portugal / Edaetech confirmados na Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto

Rui Lavarinhas, campeão Nacional de BTT Maratonas e uma das referências do ciclismo nacional, participará na Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto a disputar no dia 4 de Agosto, numa organização da Associação de Ciclismo do Minho integrada na programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto” e na Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória. A iniciativa – que também se destina a praticantes desportivos informais que participam em actividades numa perspectiva de lazer - contará igualmente com a presença da equipa Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas que recentemente revalidou o título de Campeã Nacional de BTT Maratonas absolutos e conquistou o de vice-campeã em master.

ACM - Associação de Ciclismo do Minho @ 25-7-2013 11:21:48


A 2ª Maratona BTT de Guimarães é aberta à participação de todos os interessados (independentemente de serem ou não atletas federados) e prevê a inscrição nas habituais categorias de competição, de lazer e de paraciclismo, estando contemplados percursos de Meia-Maratona (cerca de 46 Kms) e de Maratona (cerca de 74 Kms). As inscrições podem ser efectuadas em www.acm.pt.

A Maratona será disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade Desportiva (Alameda dos Desportos, Candoso S. Tiago), junto ao Parque de Trial Bike e do Centro de Ciclismo de Iniciação (BTT) de Guimarães. A partida está marcada para as 9h30 e o percurso (que só será divulgado aos participantes no dia da actividade) começará com uma passagem em neutralização pelo centro da cidade de Guimarães, prosseguindo depois por trilhos de várias freguesias do concelho. Alguns pontos de passagem serão os seguintes (ordenados alfabeticamente): Atães, Costa, Fermentões, Gonça, Mesão Frio, Pencelo, Polvoreira, Rendufe, São Martinho de Candoso, São Tiago de Candoso, São Torcato, Silvares.


Além de Rui Lavarinhas, que conquistou recentemente em Aveiro o título de Campeão Nacional de master A, a bi-campeã nacional Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas disputará a Maratona BTT de Guimarães com uma formação de luxo: David Vaz (vice-campeão nacional de elites), Carlos Rocha (3º no campeonato nacional e líder da Taça Regional do Minho), Marina Leitão (bi-Campeã Regional do Minho de BTT Maratonas), Ana Gonçalves (Campeã Regional do Minho), Patrícia Almeida (7º no campeonato nacional), Domingos Rufo (9º no campeonato nacional) e António Melo (11º no campeonato nacional).


Além da vertente competitiva que contará ainda com a presença de muitos atletas de relevo, a Maratona BTT tem igualmente confirmada a participação de mais de duzentos betetistas que participarão na iniciativa na vertente de lazer.


Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por actividades de BTT, a 2ª Maratona de Guimarães visa igualmente fins de lazer e turístico/culturais, integrando a programação oficial de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”.
A participação na Maratona ou na Meia-Maratona tem o custo de 10 euros para atletas federados e de 12,50 euros para não federados (inclui seguro), havendo a possibilidade de aquisição do jersey oficial por mais 20 euros. As inscrições podem ser formalizadas no site da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt - pagamento por multibanco).


Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Guimarães 2013, Tempo Livre e Câmara Municipal de Guimarães, a 2ª Maratona BTT de Guimarães conta com os seguintes apoios: Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Reclamos Vitória, Cision, Inoxtubo, Ford - Hermotor, Embalagens Gonçalves, Irmandade da Penha, Bikezone, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda, SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Casa Mizé, MotoFundador, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Ciclismo a Fundo (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto.


O programa oficial da 2ª Maratona BTT de Guimarães (que inclui a chegada do “Lisboa - Guimarães em Bicicleta”, uma ligação entre a capital portuguesa e a capital histórica de Portugal) é o seguinte:


Sábado, 3 de Agosto

16h00    Abertura do Secretariado (Pista de Atletismo Gémeos Castro)

20h00    Encerramento do Secretariado



Domingo, 4 de Agosto

07h30    Abertura do Secretariado (Pista de Atletismo Gémeos Castro)

08h30    Encerramento do Secretariado

08h30    Reunião com os Directores Desportivos (Parque de Trial Bike de Guimarães)

09h10    Chamada dos atletas para a partida

09h30    Partida simbólica

09h40    Reagrupamento e Partida real (Rua Dr. José Sampaio)

12h00    Chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona BTT de Guimarães – Cidade Europeia do Desporto

13h00    Chegada do primeiro atleta da Maratona BTT de Guimarães – Cidade Europeia do Desporto

14h00    Chegada do Lisboa – Guimarães em bicicleta

14h15    Cerimónia protocolar e de entrega de prémios

ACM - Associação de Ciclismo do Minho @ 25-7-2013 11:21:48

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações