Crónica de Emanuel Pombo - Campeonato Nacional de Enduro BTT Vice-Campeão Nacional de Enduro

"Tinha pensado a algum tempos atrás, participar no Campeonato Nacional BTT, como estreia na modalidade - aos comandos da minha GT Force. Infelizmente umas semanas antes, a bicicleta foi-me roubada no paddock da Taça do Mundo em Méribel. Entretanto, estive em contacto com a polícia, organização e vários sites de vendas à procura de alguma pista, colocando obviamente de parte a participação no Enduro.

Evo Press @ 3-10-2014 09:43:00

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Emanuel Pombo Foto©Tiago Ferreira

Emanuel Pombo Foto©Tiago Ferreira

Após o Campeonato do Mundo de Downhill, regressei a Portugal e aproveitei para descansar, repor energias e desfrutar um pouco com os amigos. Na semana antes ao Campeonato Nacional de Enduro, desabafei com o meu amigo André Caetano que gostava de ainda ter a bike roubada e puder participar – pelo convívio e experiência. Conversa para cá, conversa para lá, disse-lhe em tom de brincadeira que até com a de downhill ficava à frente dele. Ele não hesitou em dizer-me logo: “Apostado!”. Aposta feita e com um jantar em jogo, começou a minha aventura. Um dia antes de viajar para Ponte de Lima, retirei a bicicleta do meu saco EVOC (que ainda estava como saiu da Noruega a uns dias atrás), coloquei um cabo de velocidades que estava partido do Campeonato do Mundo e lá fui eu sem saber para o que ia. Só não queria perder a aposta.

O setup da bicicleta foi exactamente como corri no Campeonato do Mundo de Downhill na Noruega. Sábado de manha, estava a chover e fiquei no paddock apenas a organizar a minha mochila e o meu equipamento para levar no dia seguinte. Nessa tarde, decidi fazer a primeira especial para ver quanto tempo demorava. Passei cerca de 1 hora com a bicicleta a mão até chegar ao inicio de pec1, e pensei: "Amanha vou literalmente sofrer! Porque é que fazes apostas quando sabes que vais sofrer!”. Fiz uma descida fantástica numa calçada romana…ainda acabei por descer a pec2 e 3 mas para a última já não havia transporte (1 hora a pé).

No domingo acordei um pouco dorido dos gémeos do dia anterior, mas estava um dia de sol magnífico e fiquei logo de sorriso rasgado para uma jornada de diversão. Subi o espigão de selim, meti 1 litro e meio de GoldDrink na mochila da Evoc, 9 géis Extreme de morango, 6 barras da GoldNutrition, 2 bananas e os meus sapatos de encaixe 5TEN e saí para uma caminhada de 1 hora até ao inicio da pec1. Chego com algum cansaço, troco de sapatos e minutos depois dou início a minha prova. Não havia trajectórias, porque não sabia bem por onde ir, apenas conseguindo fluir na GT Fury até lá abaixo. O único contratempo que tive, foi que tive que ultrapassar 7 atletas, que me fez perder tempo, mas a malta facilitou e eu não estava muito preocupado com isso. Até tinha tempo para pedir, para quando pudessem, deixar passar “Obrigado malta!”

Cheguei ao fim meio morto e seguiu-se mais 35 minutos a pé até ao inicio da Pec2. Nesta especial já só tive que ultrapassar 6 atletas e diverti-me imenso nos saltos e nas curvas. O único problema, é que teria uma subida a pé de 1h e 10 minutos a empurrar a minha bike de Downhill. Chego lá acima sem sais e vou de imediato a caravana atestar a minha mochila, comer, trocar sapatos e seguir para a partida da pec3. A primeira parte era da prova de Downhill, depois apanhei uma subida que me matou e fui só a fluir nas descidas, tentando pedalar ao máximo na zona plana do fim. Corto a meta praticamente a desmaiar, mas continuo a recuperar antes de parar na subida para a pec 4 para trocar de sapatilhas e comer algo. Quando vou a colocar o pé no chão, dá-me uma cãibra tão grande no gémeo direito e de imediato coloco o pé esquerdo no chão para aliviar a outra perna, e mais outra cãibra no gémeo esquerdo, que me faz cair no chão tal era a dor em ambas as pernas!

Já parti muitos ossos, já senti muitas dores, mas com aquela intensidade durante uns 30 segundos, é que não…Pensei que ia morrer lol Entretanto chegou o João Peres e João Góis para me ajudar, e quando queria chamar os bombeiros, eu lembro-me de dizer! “Não chames, eu vou acabar isto…Só preciso de descansar e comer”. Depois de uns 5 minutos ali parado, segui devagarinho numa caminhada longa de 1 hora e 10 minutos onde sentia todos os meus músculos. Só para terem uma ideia, eu comi 2 barras, uma banana, 3 géis e bebi 1 litro e meio de GoldDrink da GoldNutrition até ao inicio da Pec4. Cheguei com apenas cerca de 5 minutos para trocar os sapatos, comer algo e ir muito devagarinho, cheio de cãibras até à partida.

Foi a especial que mais me custou fisicamente, porque era bastante plana e quase impossível ultrapassar – apanhei vários atletas. Não me importei…Só queria chegar ao fim. Quando cortei a meta, começaram as cãibras e caí para o lado. Entretanto os bombeiros trouxeram-me gelo e a malta disse-me que tinha ficado em 2º lugar e que tinha sido vice-Campeão Nacional de Enduro! Eu só pensei. O que? Estão a falar a sério? Fiquei muito surpreendido pela positiva!

Andei cerca de 4 horas a pé a empurrar a bike de Downhill, 26 minutos de especiais, comi 9 géis, 4 bananas, 6 barras e 3 litros de Golddrink e 500ml de FastRecovery no fim! A bicicleta utilizada foi a minha GT Bicycles Fury que usei no Campeonato do Mundo de Downhill na Noruega! Depois de ver os tempos, reparei que apenas fiquei a 34 segundos do novo Campeão Nacional, Cláudio Loureiro! Possivelmente se não tivesse que ultrapassar tantos atletas por especiais, se calhar o resultado podia ser diferente, mas fico contente na mesma, até o objectivo era ganhar a aposta e tentar acabar no Top10!

E pronto…Em jeito de resumo, fui a prova por causa de uma aposta e ganhei uma medalha, um jantar e um valente empeno! Se me perguntarem se vou fazer novamente o mesmo! Não mesmo…À próxima vou com uma bike de enduro! Sofri bastante com está experiência, mas no geral, foi muito positiva e interessante! Relembrou-me os tempos de infância em que tinha que subir com a bike a mão para treinar! Boas descidas e acima de tudo, divirtam-se!"

Evo Press @ 3-10-2014 09:43:00


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp