4/10/2025 a 4/10/2025 Projecto 278 termina este sábado em Lisboa - Tiago Cação percorreu 5900 quilómetros

Final simbólico acontece no próximo sábado entre Cascais e Lisboa

Tiago Cação chegou ontem, 29 de setembro, a Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real, após ter percorrido cerca de 5.900 quilómetros de bicicleta e ter entregue cartas em 275 municípios de Portugal continental. O fim simbólico da missão, com uma etapa entre Cascais, Oeiras e Lisboa, terá lugar no próximo sábado, 4 de outubro, num trajeto que irá entregar as últimas três cartas nas Câmaras Municipais destes três Municípios.

propedalar.com @ 1-10-2025 09:45:48

Nesse dia, o ultramaratonista espera poder ir acompanhado de todos os que se quiserem juntar neste apelo à mudança na mobilidade urbana. O percurso será maioritariamente na N6 - Avenida Marginal, realizado a um ritmo de passeio, e terá os seguintes horários e pontos de encontro:

Câmara Municipal de Cascais: 09h00

Câmara Municipal de Oeiras: 10h00

(Ponto Intermédio junto a Lisboa) Rampa da Estação Ferroviária de Algés: 10h45

Câmara Municipal de Lisboa: 11h45

Após ter iniciado o projeto a 02 de junho no Porto, Tiago Cação viu-se obrigado a suspender o projeto dois dias depois, por motivos de doença, tendo o projeto percorrido 450 quilómetros e entregue 27 cartas em dois dias. Depois de uma árdua recuperação, Tiago Cação retomou o percurso no dia 05 de setembro em Guimarães, tendo percorrido 5.550 quilómetros até ontem, quando entregou a sua 275ª carta em Santa Marta de Penaguião.

“Foram meses muito desafiantes e de superação pessoal, mas sobretudo de diálogo com as autarquias e comunidades locais. O Projecto 278 não foi apenas sobre pedalar: foi sobre lançar o debate sobre cidades mais humanas, seguras e saudáveis. E a confirmação de que o nosso país é maravilhoso para ciclistas, pelo que merece ter mais e melhores condições para pedalar. Espero que este final simbólico seja um ponto de partida para mudanças concretas”, afirma Tiago Cação.

“Ao atravessar o país de norte a sul encontrei um território marcado por um profundo atraso na mobilidade ciclável. Menos de 1% da população portuguesa utiliza a bicicleta como meio de deslocação regular nas cidades, são muito poucas cidades com ruas pedonais e continua a dar-se primazia à circulação de automóveis, gerando uma entropia urbana que compromete a qualidade de vida. Espero que este meu esforço resulte numa maior consciencialização e, se pelo menos uma das medidas identificadas nas cartas que entreguei for posta em prática, já será uma vitória e já terá valido a pena todo o esforço”, conclui Tiago Cação.  

Consulte o site oficial projecto278.pt

O Projecto 278, iniciado em junho, nasceu com o objetivo de entregar uma carta a todas as câmaras municipais, apelando a um novo paradigma de mobilidade urbana. No final dos cerca de 6.000km percorridos, Tiago Cação espera que o seu projeto tenha sensibilizado as autarquias por onde passou, levando-as a apostar em políticas urbanísticas e de mobilidade, dando primazia à mobilidade suave, à sustentabilidade, e à saúde, segurança e qualidade de vida das populações. 

Recorde-se que os centros urbanos são atualmente responsáveis por 70% das emissões de gases com efeito de estufa e o transporte rodoviário é identificado como a principal causa da poluição do ar nas cidades.

O Projecto 278 teve ainda um forte eixo de promoção turística, pois na sua viagem Tiago Cação procurou demonstrar que Portugal é um destino de referência no cicloturismo e no turismo sustentável. Este projeto contou com o apoio do Turismo de Portugal, o que reforçou o seu compromisso com a promoção de práticas turísticas sustentáveis e inovadoras.

Durante toda a duração da iniciativa foram produzidos conteúdos audiovisuais para dar visibilidade à diversidade paisagística, patrimonial e cultural do nosso país, quer nas zonas urbanas como nas zonas rurais, com menos densidade populacional.

O Projecto 278 foi acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas obras sobre ciclismo e ultramaratonismo, e que fará um documentário sobre a iniciativa.

O Projecto 278 contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio institucional da Associação Nacional de Municípios, da Federação Portuguesa de Ciclismo, da MUBI, do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, do ICFN – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da ABIMOTA.

A Greenvolt Comunidades e a Sociedade Ponto Verde foram os patrocinadores. A iniciativa contou ainda com parcerias como a Bikezone, Decathlon, Geonatlife, Sponser Sport Foods, Catlike, Biolectra Magnesium e Panvitol da Azevedos e da Topcycling.pt.

Sobre Tiago Cação

Nasceu em Montemor-o-Velho em 1983. É formado em Turismo, tendo frequentado o curso de Marketing no I.S.C.A. Trabalha na indústria musical e por paixão é fotógrafo, produtor e escritor de viagens. Produziu e realizou o documentário Horizontes, atualmente disponível na RTP PLAY.

É atleta ultramaratonista em ciclismo, tendo disputado o campeonato do mundo Biking Man em 2019 e 2021, terminando em 29.º e 12.º lugar, respetivamente. Qualificou-se para a Race Across América, a prova mais difícil do mundo, e é o único português a conseguir fazer as nove ilhas dos Açores em nove dias consecutivos.

Dedica-se frequentemente a causas sociais. Em abril de 2020, realizou uma volta solidária a Portugal. Percorreu 2.000 km em sete dias e angariou duas toneladas de alimentos para a União Audiovisual. Também em outubro de 2020, com o apoio da Rádio Comercial, fez a estrada Nacional 2 em 27 horas, tendo angariado mais de 8 mil euros através de crowdfunding, valor que foi convertido em ajuda alimentar para profissionais do setor da cultura em dificuldades financeiras devido à pandemia.

propedalar.com @ 1-10-2025 09:45:48


Clique aqui para ver mais sobre: BikeNews