BIRD lança trotinetes e bicicletas partilhadas em Guimarães
A BIRD empresa líder no transporte eléctrico amigo do ambiente iniciou hoje o seu serviço de trotinetes e bicicletas partilhadas no município de Guimarães. Este lançamento acontece no âmbito de uma das duas licenças atribuídas pela autarquia para disponibilizar velocípedes partilhados na “cidade berço” de Portugal.
propedalar.com @ 8-8-2022 15:34:00
A BIRD é assim a primeira operadora a lançar este serviço em Guimarães, disponibilizando 200 trotinetes e 200 bicicletas elétricas partilhadas. Os veículos da BIRD irão ser disponibilizados em mais de 70 pontos de partilha previamente definidos pelo município e que poderão ser localizados na app da BIRD.
De destacar que a BIRD disponibilizará pela primeira vez em Portugal, o modelo de trotinete BIRD S em Guimarães, um modelo que tem como diferencial o facto da sua bateria ser amovível, ou seja, a pegada carbónica será ainda menor com esta trotinete. De destacar que Guimarães, será agora a 4a cidade portuguesa que será servida com o modelo de bicicletas elétricas Sky Blue .
Para celebrar este lançamento, a BIRD vai lançar um código promocional para incentivar a utilização destes novos modos de transporte. Quem abrir a app da BIRD em Guimarães só tem de introduzir o código “OLAGUIMARAES”, irá usufruir de 30% de desconto em 5 viagens.
A autarquia definiu ainda zonas de estacionamento e não circulação, nomeadamente na zona histórica da cidade, de modo a preservar o equilíbrio entre a elevada procura esperada por estes modos de transporte e a organização do espaço público da cidade.
Bernardo Janson, Country Manager da Bird, refere que “É com enorme orgulho que enquanto portugues, vejo Guimarães, a cidade-berço do no País, a iniciar também o seu caminho na descarbonização da cidade, ao disponibilizar para quem mora, trabalha e visita a cidade onde nasceu Portugal, com alternativas de transporte mais sustentáveis que o automóvel. A BIRD ao ser a primeira operadora a entrar na cidade afirma o seu compromisso em contribuir para que Portugal seja um dos Países europeus mais avançados na adopção de soluções de micromobilidade”.
Já a Vereadora da Mobilidade da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira afirmou o seguinte: «Guimarães tem desenvolvido diversas ações na persecução da sustentabilidade ambiental, reconhecida pela União Europeia com a recente designação para a “Missão Cidades”, cujo objetivo é alcançar a neutralidade climática até 2030. Com a atribuição das duas licenças para a atividade de partilha de velocípedes por processo público, dá mais um passo para a redução da presença do automóvel individual, em direção à descarbonização dos transportes. A entrada em funcionamento do sistema de partilha de velocípedes – trotinetes e bicicletas em Guimarães, por um dos dois operadores, no caso da BIRD, configura ainda uma nova etapa para a alteração das práticas de mobilidade tradicionais, quer num contexto de Cidade, quer do concelho pela disponibilização de bicicletas elétricas.”
Com este lançamento, a BIRD passa agora a disponibilizar trotinetes elétricas partilhadas em 16 cidades, enquanto que as suas bicicletas eléctricas já estão disponíveis em 5 cidades.
propedalar.com @ 8-8-2022 15:34:00
Clique aqui para ver mais sobre: BikeNews