“O ciclismo vai à escola” anima escolas de Melgaço

O projeto “O ciclismo vai à escola” é, por estes dias, o centro das atenções nos dois centros escolares de Melgaço. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Melgaço, com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, está inserida no programa da Semana Europeia do Desporto.

propedalar.com @ 26-9-2019 18:02:37

José Adriano Lima, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço, lembra que “temos dinamizado ao longo do tempo atividades ligadas ao ciclismo”, por isso, esta iniciativa é positiva e pode ser a semente para que apareçam mais praticantes da modalidade”.

“No âmbito do protocolo que temos com a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo, já tínhamos assumido promover outras ações para além das que temos desenvolvido e que se prendem com a realização das provas desportivas”, explicou o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço e presidente do Conselho de Administração da Melsport.

No contexto da Semana Europeia do Desporto, referiu o autarca, “tomamos a iniciativa de levar o ciclismo à escola. Achamos que era agora o momento de avançar com esta iniciativa. Já tive a oportunidade de ir às escolas e ver os miúdos a andar de bicicleta e perceber que está a ter um impacto muito positivo. A semente para termos mais praticantes da modalidade está plantada, agora é dar tempo para que ela se desenvolva”, referiu José Adriano Lima, que adiantou que “gostávamos que daqui saíssem mais praticantes de ciclismo, mas também estamos atentos às questões ecológicas e temos que olhar para a bicicleta como um meio de transporte”.

A iniciativa “O ciclismo vai à escola” decorre até sexta-feira nos dois centros escolares de Melgaço, estando aberta a todos os alunos e a verdade é que a adesão tem sido muito positiva.


O Presidente da Associação de Ciclismo do Minho, José Luís Ribeiro, explicou que “a alegria das crianças, o entusiasmo que as mesmas evidenciam pela bicicleta e a oportunidade de promover a sua utilização para fins recreativos, competitivos e de mobilidade” são razões suficientes para a Associação de Ciclismo do Minho estar de corpo e alma com este projeto”.

O dirigente destacou ainda “a estratégia, sustentada e criteriosa, de promoção e de desenvolvimento que o Município de Melgaço e a Melsport têm empreendido, assim como o contributo para o desenvolvimento do ciclismo e para a promoção da prática desportiva”.

“Os miúdos estão a adorar a experiência. Muitos experimentam, querem repetir os circuitos e fazem-no em mais que um dia. Eu estou muito satisfeito com esta iniciativa e com a forma como ela tem sido recebida. É verdade que alguns miúdos ainda não se sentem à vontade a andar de bicicleta, temos que desenvolver mais este tipo de ações para que todos se possam adaptar”, disse o Vereador do Desporto de Melgaço.

José Adriano Lima realçou que “gostava de ter mais ações deste tipo porque são iniciativas pertinentes e uma mais-valia para os jovens e para o concelho. Para surtir efeitos é importante organizar mais ações deste género”.

A par do programa “O ciclismo vai à escola” e do contexto da Semana Europeia do Desporto, a Câmara Municipal de Melgaço está a realizar também as Olympics4All – Olimpíadas Intergeracionais distritais. “Tem havido uma adesão muito interessante e foi uma forma de desafiarmos os mais velhos para terem um dia-a-dia mais ativo. A ação está a decorrer no Centro de Estágios de Melgaço. Aliás nós temos umas condições excelentes para este tipo de eventos e parece-me que estão todos satisfeitos”.

propedalar.com @ 26-9-2019 18:02:37

Galeria de fotos