Melgaço investe meio milhão de euros em rede municipal de percursos pedestres e cicláveis
O Município de Melgaço vai implementar uma rede 12 de trilhos pedestres e cicláveis, interligados entre si, num total de 150 km de extensão.
propedalar.com @ 4-1-2018 17:37:41
Com um investimento superior a meio milhão de euros, o projeto, Walking & Cycling Melgaço prevê que os 12 percursos liguem a zona ribeirinha do concelho, junto ao rio Minho, passando pela pré-montanha ou meia encosta até às zonas mais altas de montanha bem no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, num total de cerca de 150 km de trilhos.
Estão também contempladas ligações à Galiza, tanto na zona ribeirinha no vale do rio Minho e vale do rio Trancoso, como também na zona de montanha, concretamente em Castro Laboreiro na fronteira da ameijoeira e no planalto de Castro Laboreiro. O objetivo é permitir uma oferta transnacional e permitir intercâmbios nos fluxos de turistas.
Conheça os 12 percursos:
Nº 1 - Lamas de Mouro – Cevide
Nº 2 - Interpretativo Lamas de mouro
Nº 3 - Castro Laboreiro – Lamas de Mouro
Nº 4 - Interpretativo de Castro Laboreiro
Nº 5 - Megalitismo de Castro Laboreiro
Nº 6 - Trilho Castrejo
Nº 7 - Inverneiras de Castro Laboreiro
Nº 8 - Lamas de Mouro – Dorna
Nº 9 - Lamas de Mouro – Parada do Monte
Nº 10 - Brandeiro
Nº 11 - Vale Glaciar do Vez
Nº 12 - Branda da Aveleira
Atualmente, Melgaço conta com sete percursos pedestres de pequena rota sinalizados, mas que não constituem uma verdadeira rede, visto não estarem devidamente interligados e estruturados.
O concelho de Melgaço é reconhecido como destino para os amantes do pedestrianismo e das bicicletas. Para isso têm contribuído vários eventos organizados em torno destas duas vertentes, como a Maratona BTT Melgaço, a Taça Cyclin’ Portugal – XCM, o BTT XCO Vila de Melgaço, o PGTA (Peneda Gerês Trail Adventure), o MAT (Melgaço Alvarinho Trail) e o Primitive Race.
O concelho mais a norte de Portugal tem também um centro de BTT com cinco percursos, devidamente sinalizados, com diferentes níveis de dificuldade, numa extensão de 170 Km, e está atualmente em fase de pré-homologação para integrar a rede de Centros de BTT a nível nacional.
propedalar.com @ 4-1-2018 17:37:41
Clique aqui para ver mais sobre: BikeNews