Previsão do Estado do Tempo para a Primavera 2016

Em 2016 é esperada uma Primavera com grande variabilidade nas condições atmosféricas, comparando os meses da estação entre si. Neste momento verifica-se um comportamento anormal da Corrente de Jacto, o que poderá levar a um prolongamento do Inverno pela Europa. Por esta razão, a confiança para esta previsão sazonal está um pouco volátil e certamente muita coisa poderá ainda advir.

Mário Marques ©Planoclima @ 8-3-2016 13:28:36

Deste modo, prevê-se que esta possa ser uma Primavera adiada, algo fresca e possivelmente instável e antagónica, com situações de grande instabilidade e de muitos altos e baixos, repartidas pelos meses de Março e Abril, embora o mês de Maio possa salvar a situação de seca para o Algarve.

Caso a instabilidade se confirme, isto poderá potenciar um ano agrícola incerto e pobre para quem fez as sementeiras na mesma altura de sempre, em especial para a fruta e culturas hortícolas. Todavia, as regiões a Sul da Ibéria, incluindo as Ilhas, poderão registar Precipitação acima da média.

No geral, também serão muitos os dias de vento, nebulosidade e de instabilidade à “espreita e camuflada” nos dois primeiros meses da estação, podendo marcar a sua presença mais pausada no mês de Maio, mas de forma brusca.

De assinalar dias frios para a Europa e um pouco para aqui, com a instabilidade a marcar os dois primeiros meses de Primavera, sobretudo a partir de meados de Março e até Abril, com dias soalheiros mas não muitos, uma vez que durante o Inverno passado a maior parte da Europa passou ao lado de um Inverno rigoroso.

Nesta fase, estamos a assistir a um ligeiro enfraquecimento da do El Niño, mas este continuará até ao próximo Outono, embora seja esperado um declínio no pico do Verão, onde poderá surgir uma transição para um evento neutral mais para La Niña, o que poderá ter como consequência uma estação com instabilidade e muitos altos e baixos em termos de variabilidade climática e sem calor fora de época numa semana ou outra de Abril, deixando caminho para um Maio muito instável, colocando a passadeira para um Verão algo quente e turbulento.

Mário Marques ©Planoclima @ 8-3-2016 13:28:36


Clique aqui para ver mais sobre: BikeNews