Estado do Tempo até 19 de Novembro de 2014

"Mondar a chover, dinheiro a perder"

Nesta fase de Lua Velha (Quarto Minguante), a continuação do padrão de Outono será uma realidade, com temperaturas, humidade e fluxos da época que poderão durar, quem sabe, até ao fim do mês.

Mário Marques ©Planoclima @ 7-11-2014 16:21:48

Assim, até 19 de Novembro 2014 prevê-se a continuação do padrão atmosférico verificado nos últimos dias, com oscilações de temperatura de uns dias para os outros, a humidade com aguaceiros, sobretudo nos dias 08, 09, 13 e 14, tal como por vezes períodos de chuva (Morrinha), em especial dia 10 e 12.

A neve será também rainha acima dos 1600/1700m, ou seja, na serra da Estrela, nos dias 09, 14 e 15. Com o Anticiclone dos Açores ligeiramente mais para Oeste, deixa caminho ao fluxo zonal, ou seja, depressões que afectam em cheio o Reino Unido e que ramificam bandas até Portugal. Depois, podemos ter uma ou outra depressão mais intensa, onde a trovoada e granizo também se farão sentir, assim como um vento variável da noite para o dia, sem nunca deixar de se fazer sentir, e que poderá ser forte nalguns dias

De assinalar os altos e baixos da temperatura (ora mais ameno, ora mais fresco), de difícil adaptação de um dia para o outro, pelo que ao nível da saúde pública será um período propício e fértil para o absentismo, uma vez que os vírus da época ficarão mais activos, como as constipações, infecções de otorrino, falta de ritmo de adaptação à variabilidade climática que se fará sentir, etc.

Resumindo, continuação da humidade, frescura e a variabilidade atmosférica normal da época que já não se fazia sentir há 5 anos. Esta é a altura perfeita para a mudança de guarda-roupa e colheita de cogumelos.

Mário Marques ©Planoclima @ 7-11-2014 16:21:48


Clique aqui para ver mais sobre: BikeNews