Portugal no Europeu de Estrada para discutir corridas e evoluir para o futuro

A Seleção Nacional compete no Campeonato da Europa de Estrada, em Trento, Itália, de 8 a 12 de setembro, com ambição de obtenção de bons resultados, mas também com a perspetiva de oferecer experiência internacional aos corredores mais jovens.

propedalar.com @ 31-8-2021 10:53:28

© COP

© COP

A equipa nacional contará com um total de vinte ciclistas, distribuídos pelas categorias de elite, sub-23 e juniores. A representação em elite será exclusivamente masculina, através de um sexteto que garante a ambição de lutar pelas posições cimeiras.

José Poeira convocou João Almeida (Deceuninck-Quick-Step), Nelson Oliveira (Movistar Team), Rafael Reis (Efapel), Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo), Rui Costa e Rui Oliveira (UAE Team Emirates). Os seis vão competir na prova de fundo, dia 12. Será uma corrida de 179,2 quilómetros, em que os primeiros 70 serão marcados por diferentes subidas, antes da entrada no circuito urbano, onde um topo, a ultrapassar oito vezes, poderá também ser aproveitado para fazer a diferença.

“A prova tem várias subidas antes do circuito de 13 quilómetros de perímetro. Esta fase inicial será importante para o endurecimento da corrida. Temos condições para estar entre as equipas que farão esse trabalho de seleção, de modo a eliminar o mais cedo possível os sprinters mais puros. Desse modo, aumentaremos a probabilidade de obtenção de um bom resultado”, adianta o selecionador nacional.

Além de correrem a prova de fundo, João Almeida e Rafael Reis participarão no contrarrelógio individual, no dia 9 de setembro. O exercício individual terá 22,4 quilómetros, quase totalmente planos.

Nas restantes categorias, as provas de fundo desenrolam-se apenas no circuito urbano de Trento, diminuindo a dificuldade orográfica e tornando as provas, previsivelmente, mais abertas. A corrida masculina de sub-23 terá 133,6 quilómetros, disputa-se a partir das 8h00 de dia 11 e terá na linha de partida quatro portugueses: Fábio Fernandes (Efapel), Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) e Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO). Fábio Fernandes também disputará o contrarrelógio de 22,4 quilómetros, no dia 9.

“Os nossos sub-23 estão acostumados a competir a este nível e esperamos deles que possam ter um bom desempenho, estando junto dos melhores na prova de fundo”, antecipa José Poeira.

Maria Martins (Drops-Le Col supported by Tempur) será a representante nacional na corrida feminina de sub-23, uma prova de 80,8 quilómetros, a disputar na tarde de 10 de setembro. “A Maria tem experiência no pelotão internacional, mas nas competições de estrada ao mais alto nível o principal objetivo continua a ser a consolidação do desenvolvimento da corredora”, diz a selecionadora nacional de ciclismo feminino, Ana Rita Vigário.

Em juniores Portugal terá uma equipa masculina de seis corredores e outra feminina com três ciclistas. José Poeira convocou António Morgado, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues (Bairrada), Sérgio Saleiro (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor), Tiago Clemente (Grupo Desportivo de Lousa) e Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). Todos correm os 107,2 quilómetros da prova de fundo, dia 10. Gonçalo Tavares e António Morgado também disputam o contrarrelógio de 22,4 quilómetros, no dia 8.

“Nesta equipa temos ciclistas que, apesar de serem juniores de primeiro ano, já venceram e tiveram bons desempenhos em corridas internacionais. No entanto, o Campeonato da Europa não conta apenas com alguns dos melhores, tem à partida todos os melhores juniores europeus. Vamos dar o nosso melhor em busca de bons resultados. Ao nível dos juniores é também fundamental dar experiência ao maior número possível de ciclistas, por isso, esta convocatória deve ser vista em conjugação com a que lançaremos para o Campeonato do Mundo. Alguns corredores terão aqui a sua oportunidade, outros tê-la-ão no Mundial”, esclarece José Poeira.

Ana Rita Vigário chamou três juniores para este Campeonato da Europa: Beatriz Pereira (Bairrada), Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) e Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls).

“Após a boa resposta da equipa na estreia na Taça das Nações de Juniores, no fim de semana passado, encaramos com maior otimismo a participação no Campeonato da Europa. Mas não nos desviamos do foco principal: esta participação tem, sobretudo, intenção de colocar as nossas jovens ciclistas em contacto com o pelotão internacional, em corridas de um elevado nível competitivo, de modo a adquirir competências e experiência fundamentais para o desenvolvimento futuro”, afiança Ana Rita Vigário.

Calendário de Provas com participação portuguesa

8 de setembro

9h45: Contrarrelógio Juniores - Masculinos

9 de setembro

13h15: Contrarrelógio Sub-23 - Masculinos

15h00: Contrarrelógio Elite - Masculinos

10 de setembro

8h00: Prova de Fundo Juniores - Masculinos

12h50: Prova de Fundo Juniores - Femininas

15h30: Prova de Fundo Sub-23 - Femininas

11 de setembro

8h00: Prova de Fundo Sub-23 - Masculinos

12 de setembro

11h30: Prova de Fundo Elite - Masculinos

propedalar.com @ 31-8-2021 10:53:28


Clique aqui para ver mais sobre: Ciclismo, Desporto, Competições e Classificações